Há 3 motivos para acreditar em mais quedas da Bolsa, alerta trader que está vendido em 250 minicontratos do Ibovespa

Operação no WINV16 (minicontrato futuro do índice com vencimento em outubro) foi aberta nos 59.666 pontos, com objetivo final nos 57.030 pontos

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Após renovar máxima de quase dois anos na segunda-feira (15), o Ibovespa começa a dar sinais cada vez mais claros de cansaço no curto prazo. Essas indicações levaram o trader profissional Wagner Caetano, que ganhou somente este ano R$ 1,2 milhão na Bolsa, a rolar uma venda em 250 minicontratos do Ibovespa nesta quarta-feira– passando do contrato WINQ16 (que teve vencimento hoje) para o WINV16 (que tem vencimento em outubro de 2016). 

Segundo Caetano, diretor da Top Traders, foram 3 sinais que o levaram a abrir a operação: 1) uma figura gráfica chamada harami de topo, formada entre os dias 15 e 16 de agosto; 2) desenho de uma cunha ascendente (destacada em azul no gráfico abaixo); 3) o padrão de alargamento (formado pela linha superior azul e inferior vermelha), que teve a linha de retorno respeitada. Os pontos comentados pelo trader podem ser conferidos no gráfico disponibilizado ao final da matéria. 

A operação teve rolagem feita hoje pelo trader nos 59.666 pontos (conforme é possível ser visto na imagem abaixo), perto da máxima registrada neste pregão nos 59.840 pontos.

Continua depois da publicidade

Caso o Ibovespa sofre uma leve correção nos preços, o minicontrato tem chances de recuar até os 58.120 pontos, que é a região em que marcou um topo em abril, mas pode buscar um teste nos 57.900, último fundo formado no dia 10 de agosto. Mas, se o mercado pesar no exterior, com baixa de commodities e bolsas internacionais, o caminho mais provável para o curtíssimo prazo será os 57.030 pontos, o alvo final da operação, que marcaria o fundo principal de agosto que impulsionou a alta recente, comentou o trader. Se for cumprido esse objetivo, a operação daria um ganho de 4,6%, considerando o início da operação nos 59.666 pontos.

Segundo ele, a formação de um possível topo duplo no Dow Jones poderá também contribuir para esse movimento e acelerar a baixa no mercado doméstico (o gráfico do índice de ações americano pode ser conferido ao final desta matéria). Ele destaca também que o fim da temporada de balanços, o vencimento de opções e do índice futuro essa semana são drivers importantes, de impacto na Bolsa. 

Abaixo, a tela da plataforma XP Mobile que comprova a venda do minicontrato:

Continua depois da publicidade

WINFUT Wagner

*A boleta da operação será gerada apenas na próxima quinta-feira (18), quando será inserida nesta matéria

Confira o gráfico do WINV16 desenhado por Wagner Caetano:
 

Sinalização de topo duplo no gráfico diário do Dow Jones:

Continua depois da publicidade

Para quem quiser conhecer mais sobre as estratégias usadas por Wagner Caetano, acesse seu blog Na Mira do Trader.

Toda segunda-feira às 15h40 (horário de Brasília), ele apresenta o programa que leva o mesmo nome do blog na InfoMoneyTV.