Publicidade
SÃO PAULO – A maior disseminação e importância dos serviços de VoIP são hoje uma realidade para as empresas de telecomunicações em todo o mundo. No Brasil parece não ser diferente.
Nesta manhã, a GVT, operadora brasileira de telefonia fixa atuante nas regiões Sul, Centro-oeste e Norte para os nichos de pequenas e médias empresas, mercado residencial e grandes corporações, promoveu o lançamento oficial de sua subsidiária Vono, companhia que oferecerá telefonia via internet ao varejo.
De acordo com o executivo responsável pela companhia, Rodrigo Dienstmann, a Vono foi criada para viabilizar um modelo de negócios mais flexível ao usuário. “Além de tornar a atuação mais ágil e agressiva, a criação da Vono sinaliza o alto nível de importância do VoIP para a GVT, segmento que somente agora começa a atrair o interesse das operadoras convencionais de telefonia”, completou Dienstmann.
Continua depois da publicidade
Vantagens do produto
Diferentemente de outros produtos de VoIP que fornecem apenas os serviços de chamadas grátis entre computadores, como o Skype, ou só fazem chamadas telefônicas, a Vono oferecerá propriamente o serviço de telefonia via internet, fazendo e recebendo chamadas.
Além disso, o cliente, por meio deste produto, poderá fazer ligações de forma gratuita entre Vonos ou para telefones fixos da GVT. O serviço oferecido permite também a criação de rede privativa de voz, algo bastante comum em grandes empresas, porém pouco difundido entre as companhias menores.
Sem assinatura mensal
Outra novidade interessante é que o produto dispensa a cobrança da assinatura básica mensal. Basta que haja um crédito inicial de R$ 15,00, de forma distinta à telefonia fixa tradicional.
Com investimentos diretos de R$ 20 milhões, a companhia chega ao mercado oferecendo ao consumidor a transformação de chamadas interurbanas em locais para 146 cidades brasileiras, que correspondem a 75% dos destinos DDD.
Pioneirismo da GVT
A GVT foi pioneira no mercado de VoIP ao lançar ofertas para clientes comerciais e corporativos, em setembro do ano passado. Por meio da criação da Vono, a expectativa é alcançar 100 mil linhas comercializadas até o final de 2006.
Outro objetivo da companhia é ampliar a quantidade de cidades com numeração local para 200, até o final do próximo ano.