Gustavo Montezano é o novo presidente do BNDES

Economista possui mestrado em Economia pela Faculdade de Economia e Finanças do Ibmec-RJ e graduação em Engenharia pelo Instituto Militar de Engenharia (IME-RJ)

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O economista Gustavo Henrique Moreira Montezano foi o escolhido por Paulo Guedes para substituir Joaquim Levy e presidir o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES). A informação foi confirmada em nota pelo ministério da Economia. 

Montezano é atualmente secretário especial adjunto de Desestatização e Desinvestimento. Ele possui mestrado em Economia pela Faculdade de Economia e Finanças do Ibmec-RJ e graduação em Engenharia pelo Instituto Militar de Engenharia (IME-RJ), tendo iniciado a carreira como analista do Opportunity, no Rio de Janeiro.

Joaquim Levy deixou a presidência do BNDES de uma forma bastante conturbada no último fim de semana. No sábado, o presidente Jair Bolsonaro deu uma bronca pública no então presidente do banco de fomento e ameaçou demiti-lo caso ele não suspendesse a nomeação do advogado Marcos Barbosa Pinto do cargo de diretor de Mercado de Capitais. No dia seguinte, Levy pediu demissão do cargo. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O novo presidente terá que colocar em prática a promessa de campanha de Bolsonaro de abrir o que chama de “caixa-preta” do banco e investigar a responsabilidade pelos financiamentos concedidos, nos governos do PT, a empreiteiras para obras no exterior, em países como Cuba e Venezuela.

Além disso, a nova gestão abre espaço para uma reformulação no papel do banco pela equipe econômica, que já pensa em concentrar a gestão das privatizações na instituição.

Confira a nota na íntegra do ministério da Economia: 

Continua depois da publicidade

O Ministério da Economia informa o encaminhamento para a deliberação do Conselho de Administração do BNDES do nome de Gustavo Montezano, atual secretário-adjunto da Secretaria de Desestatização e Desinvestimento, para presidir a instituição.

Graduado em engenharia pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e Mestre em Finanças pelo Ibmec, Montezano tem 17 anos de carreira no mercado financeiro. Foi sócio do Banco Pactual, tendo atuado como diretor-executivo da área de commodities em Londres e anteriormente como responsável pela área de crédito, resseguros e “project finance”.

O Ministério da Economia agradece a Joaquim Levy pela dedicação demonstrada enquanto presidente do BNDES.

Continua depois da publicidade

O presidente Jair Bolsonaro confirmou a indicação com um post em sua conta no Twitter.

Invista melhor seu dinheiro. Abra uma conta gratuita na XP. 

(Com Agência Estado) 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.