Guido Mantega altera agenda e faz reunião com Toffoli esta tarde

Encontro com ministro do STF ocorre em meio à discussões sobre o prejuízo dos bancos com julgamento de correção da poupança entre os anos 80 e 90

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, alterou nesta tarde sua agenda de compromissos e marcou uma reunião com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, para às 16 horas (horário de Brasília) desta terça-feira (26). O encontro ocorre no STF.

Durante a manhã, Mantega afirmou que o julgamento da correção da poupança nos planos econômicos das décadas de 1980 e 1990 é uma questão antiga, mas que está preocupando os bancos. “Acredito que haverá uma solução satisfatória que não vai prejudicar o setor financeiro, não vai abalar o crédito e vai acomodar todos os interesses”, afirmou o ministro.

Ele ainda ressaltou que quem está tratando do assunto é o Banco Central. Tanto Mantega quanto o presidente do BC, Alexandre Tombini, têm tido reuniões com o STF para tratar do assunto. Segundo o governo, com a perda da causa, o custo seria de R$ 150 bilhões, com um terço do valor sendo de responsabilidade da Caixa Econômica Federal.

Continua depois da publicidade

Segunda reunião do dia
Durante a manhã, o ministro também teve uma reunião, dessa vez com diretoria executiva da CNI (Confederação Nacional da Indústria). Ao sair do encontro, Mantega afirmou que o Brasil “está saindo bem na foto”. Ele usou a expressão para destacar que o crescimento brasileiro está “um pouco melhor” do que o de boa parte dos demais países e com trajetória de recuperação.

Acompanhado do presidente da CNI, Robson Braga, o ministro ressaltou que o cenário global não ajudou o Brasil. “A indústria terá crescimento razoável neste ano, mas ainda deixa a desejar. Queremos mais e estamos neste caminho. O investimento está sendo muito bom, com crescimento de até 6% em comparação ao do ano anterior, e vai ser dinamizado pelas concessões que estão se realizando”, acrescentou Mantega.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.