Guedes sugere taxação sobre poluição e recompensa a países que preservam recursos naturais

Sem dar detalhes, disse que esse mecanismo tem potencial de movimentar US$ 100 bilhões, com 15% podendo ser direcionados ao Brasil.

Reuters

Ministro da Economia, Paulo Guedes (FOTOS: EDU ANDRADEAscom/ME)

Publicidade

BRASÍLIA (Reuters) – O Brasil vai tributar poluição, recompensar inovações e premiar a preservação de recursos naturais, afirmou nesta quarta-feira o ministro da Economia, Paulo Guedes, ressaltando que o plano é discutido em conjunto com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Em seminário promovido pelo Banco do Brasil e a Petrobras, Guedes disse que o organismo internacional discutia dois pilares nessa área, com a taxação sobre poluidores e recompensa a inovadores.

Segundo o ministro, foi incluído no debate o terceiro pilar, de premiação a países que preservam o meio ambiente, o que poderia beneficiar o governo brasileiro. Sem dar detalhes, ele disse que esse mecanismo tem potencial de movimentar 100 bilhões de dólares, com 15% podendo ser direcionados ao Brasil.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Vamos tributar a poluição, vamos premiar as inovações tecnológicas, estamos falando do primeiro mundo, os grandes inovadores e poluidores. Agora, vamos também premiar a preservação de recursos naturais”, disse.

Minutos antes da apresentação de Guedes, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, havia se posicionado contra a tributação sobre emissões de poluentes.

“Escuto muito falar em um imposto de carbono, em alguns casos parece justificável, mas a gente acredita que o preço de marcado é sempre o melhor alocador de recursos na economia”, disse o presidente do BC.

Continua depois da publicidade

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.