Guedes em Davos, Bolsonaro na Índia e inflação: o que acompanhar na próxima semana

Tudo que o investidor precisa saber antes de operar na semana

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Após uma sexta-feira bastante positiva para o mercado, com os dados econômicos melhores que o esperando revertendo o mau humor do início da semana, os investidores seguem atentos aos números da agenda de indicadores.

Enquanto isso, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, viaja para participar do Fórum Econômico Mundial nos próximos dias em Davos, na Suíça. Entre os participantes previstos do evento estão o presidente dos EUA, Donald Trump, a chanceler alemã Angela Merkel e a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde.

Em entrevista ao SBT, Guedes disse que vai defender no Fórum as reformas implementadas pelo governo Jair Bolsonaro, responsáveis por tirar o Brasil do “abismo fiscal”, segundo ele. “Do ponto de vista econômico, nós tiramos, no primeiro ano, o Brasil do abismo fiscal, da margem de abismo fiscal que a gente estava”, disse o ministro.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O presidente Bolsonaro, por sua vez, irá viajar para Nova Delhi, na Índia, entre os dias 24 e 27 de janeiro, onde deve assinar de 10 a 12 acordos ligados ao comércio e a investimentos, segundo informações do Ministério das Relações Exteriores.

Agenda de indicadores

Entre os dados econômicos, na quinta-feira (23) será apresentado o IPCA-15 de janeiro. Considerado uma prévia da inflação oficial do país, o indicador irá ajudar a balizar as projeções após os dados mais fortes que o esperado no fim de 2019.

Ainda saem na próxima semana a 2ª prévia do IGP-M e mais uma quadrissemana do IPC-S. Com impacto no mercado de juros, investidores ainda ficam de olho na divulgação do Plano Anual de Financiamento da dívida pública, também previsto para quinta.

Continua depois da publicidade

Do lado da atividade, a agenda será mais fraca, mantendo no radar a dúvida deixada pela combinação de um IBC-Br forte seguido por dados frustrantes de varejo e da indústria. A expectativa é que saiam os números de emprego de dezembro do Caged.

Dados externos

A agenda externa é menos movimentada, começando com o feriado de dia de Martin Luther King nos Estados Unidos na segunda-feira (20), o que deve reduzir a liquidez do mercado.

Além disso, atenção para as decisões de juros dos bancos centrais da Europa e do Japão. Nos dois casos, não são esperados cortes nas taxas e os investidores devem monitorar as sinalizações das autoridades com os discursos após as decisões.

Clique aqui para conferir a agenda completa de indicadores.

Seja sócio das melhores empresas da Bolsa: abra uma conta na Clear com taxa ZERO para corretagem de ações

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.