Grupos Deutsche Boerse e Nyse Euronext confirmam fusão

Operação cria maior plataforma mundial para negociação de contratos derivativos e gestão de risco

Por  Ricardo Guimarães Vieira -

SÃO PAULO – As controladoras das bolsas de Frankfurt (Deutsche Boerse AG) e de Nova York (NYSE Euronext) anunciaram nesta terça-feira (15) um acordo de fusão que, dentre outras consequências, será responsável pela maior plataforma mundial de negociação de contratos derivativos e gestão de risco.

Com o acordo, a nova plataforma terá 60% de seu capital controlado por acionistas da bolsa alemã e os 40% restantes por acionistas da bolsa norte-americana. Combinadas, as duas bolsas somaram em 2010 receita de US$ 5,4 bilhões e Ebitda (geração operacional de caixa) de US$ 2,7 bilhões.

Segundo Reto Francioni, CEO (Chief Executive Officer) da bolsa de Frankfurt, a união será responsável por gerar valor para todos os stakeholders envolvidos.

Sedes
A empresa passará a contar com dois escritórios principais, em Frankfurt e Nova York, além de contar com executivos espalhados por Paris, Londres, Luxemburgo e outras localidades.

Segundo as empresas, a fusão irá fortalecer Frankfurt e Nova Tork como principais centros financeiros, além de beneficiar todos os outros mercados em que estiver presente.

Transparência e padronização
“O grupo combinado servirá também como benchmark de modelo regulatório, facilitando a transparência e padronização do mercados de capitais em nivel global”, afirma o comunicado que confirmou a operação.

Por fim, as bolsas recém fundidas garantem que tanto a bolsa de Nova York quanto de Frankfurt seguirão com suas marcas independentes e que ambas continuarão sujeitas às leis e regulações de cada um de seus respectivos países.

Compartilhe