Grupo Mateus (GMAT3) tem disparada de 14% na Bolsa após resultado forte e mudança de gestão

Grupo apresentou sólidos números de crescimento e rentabilidade acima do esperado, apontam analistas

Lara Rizério

grupo mateus

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A temporada de resultados movimenta a Bolsa e o destaque positivo entre as ações de consumo, de acordo com os analistas, fica para o Grupo Mateus (GMAT3, de atacarejo e varejo, que tem disparada de suas ações nesta sexta-feira (12). Os ativos GMAT3 fecharam com salto de 14,16%, a R$ 5,40, também em um dia de forte alta para o mercado.

“Este foi o principal destaque entre os balanços. O grupo apresentou sólidos números de crescimento, com alta de 40% de receita líquida e de 17% nas vendas mesmas lojas (SSS – indicador que mede as vendas nas lojas abertas há um ano ou mais) e rentabilidade acima do esperado, resultando em um Ebitda [lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações] de 22%, atingindo R$ 353 milhões (ganho de 38% em um ano)”, aponta o BBA.

Também houve melhorias de capital de giro em base anual, impulsionadas principalmente pelos dias do fornecedor, enquanto os dias de estoque melhoraram sequencialmente.

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“Destacamos que a empresa apresentou uma geração de caixa levemente positiva de R$ 36 milhões com uma desaceleração no ritmo de expansão durante o período, com efeitos positivos da maior adoção de expansão de lojas a partir de built to suit (construção sob medida, em português), e um efeito positivo da operação de Sale&Leaseback de R$ 80 milhões”, avalia a XP, que possui recomendação de compra e preço-alvo de R$ 6 para a ação.

A XP destaca o segundo trimestre mais fortes que o esperado para a empresa principalmente por conta de menores despesas operacionais.

As vendas líquidas apresentaram crescimento de 39% ano a  ano no trimestre, impulsionadas principalmente pelo forte plano de expansão da companhia, que acumulou 41 novas lojas nos últimos 12 meses, sendo 4 dessas aberturas no 2T22, além do desempenho sólido de vendas mesmas lojas (SSS) de 17% anualmente, impulsionado pela boa performance em todos os segmentos, com as operações de Atacarejo e Varejo sendo os destaques e crescendo +47,5% (SSS +15%) e 33%  (SSS +15%), respectivamente, na base anual.

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Olhando para os seus pares, a empresa apresentou o maior nível de SSS no canal de varejo (versus Carrefour CRFB3 +10,5% e GPA Brasil PCAR3+5,8%), enquanto o atacarejo veio em linha com a performance do Assaí ASAI3(SSS na casa de +15%) mas abaixo do Atacadão (SSS +22,4%), com o último potencialmente explicado pelo fato de o Grupo Mateus segregar o desempenho do atacado de distribuição, enquanto o Carrefour inclui nos seus números da operação do Atacadão.

Quanto à rentabilidade, a margem bruta continuou pressionada ela decisão estratégica de aumento de competitividade para dar suporte a volumes e maior participação na operação de atacado, enquanto a alavancagem operacional praticamente compensou todo esse efeito, levando a uma margem Ebitda estável em 6,8%, número bem acima das expectativas da casa.

Além disso, o Grupo anunciou novo CEO e novo CFO. Jesuíno Martins Borges Filho assumirá a posição de CEO (Diretor Presidente) e Tulio José Pitol de Queiroz assumirá a posição de Vice-Presidente de Finanças e Diretor de Relações com Investidores a partir de 22 de agosto de 2022. Ilson Mateus, fundador do Grupo, passa para a posição de Presidente do Conselho de Administração.

O Credit viu a notícia como positiva, com o nome de Queiroz, ex-CFO da Guararapes e com mais de 20 anos de experiência no varejo,  ocupando a tão esperada cadeira de CFO. Sobre o novo CEO, espera continuidade da estratégia, pois Martins está no Grupo Mateus há 25 anos.

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Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.