Grupo de empresários do Reino Unido testará pagamentos com stablecoin pareada na libra

O piloto, conhecido como "Projeto Nova Era", começará em outubro e durará de 12 a 24 meses

CoinDesk

(GettyImages)

Publicidade

O Digital FMI Consortium, um grupo de empresas do setor privado do Reino Unido, divulgou nesta quarta-feira (17) que planeja testar pagamentos transfronteiriços com uma stablecoin pareada em libras esterlinas, chamada dSterling.

Uma stablecoin é uma criptomoeda projetada para manter seu valor em relação a outro ativo, como o dólar americano, o euro ou outra moeda fiduciária.

O piloto, conhecido como “Projeto Nova Era”, começará em outubro e durará de 12 a 24 meses. O consórcio, que tem de 15 a 20 membros, informou que fornecerá white papers (documentos com detalhes sobre o projeto) e dará recomendações sobre o uso de criptoativos estáveis ao Banco da Inglaterra e a outros reguladores.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em abril, o ministro-chefe das Finanças do governo, Rishi Sunak, que disputa o posto de primeiro-ministro do país, falou que o Reino Unido está procurando se tornar um “cripto hub”. Em novembro do ano passado, o Banco da Inglaterra disse que estava avaliando o projeto para o lançamento de uma moeda digital do banco central (CBDC, na sigla em inglês).

“Em vez de o banco central vir ao setor privado e incorporar nossos conselhos sobre o desenvolvimento da CBDC, essa é uma iniciativa inteiramente liderada pelo setor privado que fornecerá dados e recomendações de políticas aos reguladores e ao Banco da Inglaterra”, disse Casey Larsen, diretor no Farrant Group, que lida com as comunicações do consórcio, ao CoinDesk.

O Boston Consulting Group é um dos parceiros do Digital FMI Consortium. O grupo também é apoiado pela The Payments Association, uma associação composta por membros de alguns dos maiores bancos e empresas de contabilidade do Reino Unido, além de processadores como Visa e Diners Club.

Continua depois da publicidade

“Com o advento da DLT [tecnologia de registro distribuído] e da blockchain, os ativos digitais estão inaugurando uma nova era para o dinheiro, com benefícios potencialmente transformadores para consumidores, empresas, instituições financeiras e estados”, disse Kunal Jhanji, diretor administrativo e sócio do Boston Consulting Group.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil