Gripe aviária é detectada perto de estados produtores dos EUA

A gripe aviária H7 altamente patogênica foi detectada em uma granja de criação de frango com 73.500 aves em Lincoln County, informou o Serviço de Inspeção da Saúde de Animais e Plantas do Departamento de Agricultura dos EUA 

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) — Uma forma fatal de gripe aviária foi confirmada em uma criação de frango no sul do Tennessee, o que marca o primeiro caso em uma granja comercial nos EUA neste ano.

A gripe aviária H7 altamente patogênica foi detectada em uma granja de criação de frango com 73.500 aves em Lincoln County, informou o Serviço de Inspeção da Saúde de Animais e Plantas do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês), em um comunicado no domingo. O lugar foi colocado em quarentena e a criação será sacrificada para evitar que a doença se espalhe. Nenhuma das aves entrará no sistema alimentar, informou o órgão.

O Tennessee tem fronteiras com vários dos maiores estados produtores de carne de frango dos EUA, como Geórgia, Alabama, Arkansas e Carolina do Norte. Acredita-se que o vírus se espalhe em parte por causa de pássaros selvagens migratórios, o que representa o risco de que ele possa chegar a outras granjas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A saúde animal é nossa maior prioridade”, disse Charles Hatcher, veterinário do estado de Tennessee, em um comunicado. “Com a identificação deste caso de gripe aviária altamente patogênica, estamos agindo de forma rápida e enérgica para evitar que o vírus se espalhe.”

A Coreia do Sul proibiu a importação de aves dos EUA após a descoberta, informou o Ministério da Agricultura nesta segunda-feira. O país enfrentou o aumento de preço dos ovos e sacrificou seletivamente quase 34 milhões de aves devido a um surto interno. Embora produtores de aves da Europa e da Ásia tenham enfrentando a gripe aviária nos últimos meses, o Brasil, maior exportador de frango do mundo, permanece incólume até o momento.

Primeiro caso

Continua depois da publicidade

O caso de gripe aviária altamente patogênica é o primeiro registrado no Tennessee, de acordo com o departamento de agricultura do estado. A forma altamente patogênica do vírus pode ser fatal para frangos e perus domésticos. Cerca de 30 granjas das redondezas também estão em quarentena, embora nenhuma tenha registrado aumento na mortalidade das aves, informou o departamento.

A região sudeste dos EUA foi, em grande parte, poupada da gripe aviária durante o último grande surto da doença nos EUA, que se concentrou nas granjas de peru e ovos no centro-oeste e provocou a morte de mais de 48 milhões de aves até meados de 2015, tanto por causa do contágio quanto por causa do abatimento seletivo. A gripe aviária altamente patogênica foi detectada uma vez no ano passado em uma granja de peru em Indiana. Surtos anteriores levaram alguns países importadores a limitar as remessas de aves das regiões afetadas.

Estima-se que os EUA produzirão o recorde de 41,081 bilhões de libra-peso de frango neste ano, de acordo com projeções da USDA.