Grécia corre contra o tempo e busca aprovação de pacote

Autoridades do país mostram divergência quando a otimismo de acordo com a troika até o final dessa semana

Publicidade

SÃO PAULO – A Grécia realizou nesta terça-feira (2) uma nova rodada de negociações com credores internacionais para estreitar as diferenças sobre os € 2 bilhões em contestados cortes de austeridade, com o tempo acabando para chegar a um acordo antes de uma importante reunião de ministros da zona do euro na semana que vem.

Atenas tem debatido nas últimas semanas sobre cortes no valor de € 12 bilhões que os credores UE (União Europeia) e FMI (Fundo Monetário Internacional) recusaram-se a aprovar devido a temores de que algumas das propostas são improváveis de se materializar.

Pelo segundo dia seguido, inspetores da troika – grupo de credores formado pela Comissão Europeia, FMI e BCE (Banco Central Europeu) – tiveram que enfrentar manifestações de gregos ao entrarem no prédio do Ministério para iniciar as discussões.

No Ministério do Trabalho nesta terça-feira, dezenas de gregos deficientes e seus cuidadores bloquearam a entrada principal, entoando: “Nós não vamos deixar passar”, em protesto aos cortes. Um dos manifestantes segurava um cartaz dizendo: “Eles entregaram 200 bilhões aos banqueiros, mas cortaram remédios, tratamento e benefícios para os deficientes.”

Os protestos acontecem um dia após a Grécia revelar um orçamento de austeridade que prevê o sexto ano de recessão em 2013, mas não convenceu a troika, que tem se mostrado cética sobre os planos de Atenas de cortes de gastos em saúde e defesa.

“A troika está questionando a eficácia das medidas relacionadas a reformas estruturais”, afirmou uma autoridade do governo, citando planos de cortes com a reestruturação de entidades de saúde e outros ministérios.

Continua depois da publicidade

A autoridade expressou otimismo de que o acordo com a troika pode ser feito até o final da semana, mas uma segunda fonte do governo mostrou dúvidas quanto a isso, dizendo que tal resultado parecia “difícil”.