Grandes economistas debatem os desafios para o Brasil crescer em fórum em SP

Fórum "a mudança do papel do Estado" ocorre em São Paulo e no Rio de Janeiro e será dividido em quatro temas centrais

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Ocorre nesta quinta e sexta-feira (8) o “II Fórum – a mudança do papel do Estado: estratégias para o crescimento”, realizado pela Fecomercio, UM BRASIL e a FGV (Fundação Getúlio Vargas), evento em que será debatida a mudança do papel do Estado e as medidas necessárias para o restabelecimento do crescimento econômico no País.

O fórum ocorre em São Paulo e no Rio de Janeiro e será dividido em quatro temas centrais: produtividade, competitividade e o papel do Estado; a corrupção e transparência no Brasil e na perspectiva global; o Brasil diante das novas tecnologias e economia digital; e os desafios fiscais e monetários.

No Rio, o evento ocorre nesta quinta e contará com as presenças de grandes nomes como o ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco, e Albert Fishlow, Professor Emérito da School of International and Public Affairs da Universidade de Columbia. Já na sexta-feira, o fórum será em São Paulo e o InfoMoney estará presente acompanhando os principais destaques.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O primeiro painel em São Paulo será o “Desafios fiscais e monetários no Brasil”, que abordará questões importantes do papel do Estado, incluindo orçamento, tributação, instituições de política fiscal, empresas estatais e privatização, regulamentação, produtividade e obtenção de credito fiscal. Participam do debate Ana Paula Vescovi, Secretária do Tesouro Nacional; André Lara Resende, economista e ex-presidente do BNDES; Albert Fishlow; e Patricia Mosser, Pesquisadora Sênior da School of International and Public Affairs da Universidade de Columbia

Na sequência, Jan Svejnar (ex-Ministro de Finanças da República Tcheca),
Flavio Rocha (presidente da Riachuelo), Roberto Gianetti da Fonseca (presidente da Kaduna Consultoria) e Zeina Latif (economista-chefe da XP Investimentos) falam sobre “Produtividade, competitividade e o papel do Estado”. O painel buscará lançar luz aos questionamentos vindos da grande parte da industrialização brasileira, que foi alcançada através de políticas governamentais conscientes que buscavam estimular a indústria local, enquanto usavam a política comercial como um instrumento adicional.

Em seguida ocorre o painel “Brasil diante das novas tecnologias e economia digital”, para tratar da transformação digital nos negócios. E por fim, haverá o debate “Corrupção e transparência no Brasil e na perspectiva global”, que falará sobre questões relacionadas às perdas de credibilidade do governo causada pela corrupção generalizada e sobre a confiança nas instituições governamentais e em muitos políticos brasileiros.

Continua depois da publicidade

Participam da realização ainda o Columbia Global Centers do Rio de Janeiro, a Revista Voto e as escolas de Administração (EBAPE), Economia (EPGE) e o Instituto de Economia (IBRE), da FGV (Fundação Getúlio Vargas). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do evento.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.