GPA (PCAR3) tem prejuízo de R$ 407 mi, mas Ebitda e receita sobem no 1º trimestre

No consolidado, que contabiliza as operações continuadas e descontinuadas, o prejuízo foi de R$ 660 milhões

Reuters

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O GPA (PCAR3) encerrou o primeiro trimestre com prejuízo líquido das operações continuadas de 407 milhões de reais, acima da perda de 319 milhões de reais um ano antes, afetado pela adesão ao programa de quitação de débitos de ICMS com o Estado de São Paulo e impairment após a venda da sede administrativa.

A rede de varejo alimentar, dona da bandeira Pão de Açúcar, também citou menor reconhecimento de créditos fiscais no Imposto de Renda e CSLL relacionados ao prejuízo fiscal acumulado. Excluindo esses itens, o resultado negativo seria de 197 milhões de reais, contra perda de 304 milhões de reais na base anual.

O GPA reportou que a partir do primeiro trimestre de 2024 as atividades dos postos de combustíveis passaram a ser tratadas contabilmente como operação descontinuada, uma vez que estão classificados como disponível para venda.

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No consolidado, que contabiliza as operações continuadas e descontinuadas, a companhia teve prejuízo de 660 milhões de reais, ante perda de 248 milhões de reais um ano antes.

O resultado operacional medido pelo Ebitda ajustado, porém, saltou 71,1%, para 372 milhões de reais, com a margem aumentando de 5,2% para 8,1%. GPA Brasil teve um aumento de 41,4% no Ebitda ajustado, para 372 milhões de reais, com a margem passando de 6,3 para 8,1% entre os períodos.

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GPA (PCAR3): resultados

A receita bruta cresceu 8,2%, para 4,867 bilhões de reais, com aumento de 10,3% nas vendas da bandeira Pão de Açúcar e de 22,8% no formato Proximidade. A operação de e-commerce teve um incremento de 25,1%. No período, a margem bruta teve um acréscimo de 1,5 ponto percentual, a 27,2%.

As vendas em mesmas lojas mostraram uma elevação de 8,1% no primeiro trimestre, com expansão de 9,3% da bandeira Pão de Açúcar. A receita líquida aumentou 10,3%, enquanto as despesas com vendas, gerais e administrativas aumentaram 9,2%.

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No primeiro trimestre, o GPA inaugurou nove lojas, sendo sete do Minuto Pão de Açúcar e duas do Mini Extra. Nos últimos 12 meses, acumulou 64 novas lojas, sendo 61 no formato proximidade — 53 do Minuto Pão de Açúcar e 8 do Mini Extra — e três do Pão de Açúcar.