Publicidade
SÃO PAULO – O benefício do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os produtos de linha branca pode ser prorrogado pelo Governo.
Segundo informações apuradas pela Reuters, o anúncio da prorrogação do benefício deve ser feito até o fim desta semana. A alíquota menor para os setores de linha branca, móveis, entre outros, está prevista para terminar no próximo sábado (30).
Caso a prorrogação se confirme, a alíquota do IPI para linha branca continuará em zero; bem como para tanquinhos, móveis e laminador. Já para refrigeradores e congeladores a incidência do imposto continuará em 5%; e em 10% para lavadoras e papel de parede.
Setor
Entidades representativas do setor varejista já haviam solicitado ao governo federal uma nova prorrogação da desoneração do IPI, por conta do atual cenário econômico do país.
“Este estímulo é muito importante para o consumo, pois a redução no valor dos produtos foi repassada integralmente aos consumidores. Entre janeiro e maio, as vendas do varejo aumentaram, em média, 22%; entre outros fatores, em razão da desoneração do IPI”, disse, por meio de nota, o o presidente do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), Fernando de Castro.
A Coop – Cooperativa de Cosumo diz ter registrado crescimento recorde no fornecimento de eletrodomésticos de linha branca , desde o início da redução do IPI no fim do ano passado. Segundo o gerente de compras Bazar/ Eletro da Cooperativa, Edson Rodrigues, em comparação ao mesmo período do ano passado, a Cooperativa forneceu 52% a mais de refrigeradores, 40% de lavadoras e 40% a mais de fogões.
Continua depois da publicidade
“Se compararmos esses índices com a média atual do mercado e também com dados de 2009, quando o mercado registrou excelente aquecimento nas vendas, a Coop continua com desempenho superior”, disse Rodrigues.
E se não prorrogar?
Procuradas pelo portal InfoMoney, algumas varejistas que comercializam os itens beneficiados pelo IPI reduzido disseram que o consumidor ainda encontrará produtos mais baratos na próxima semana, caso a prorrogação do benefício não se concretize.
As Casas Bahia e o Ponto Frio, por exemplo, disseram que as redes manterão os preços com IPI reduzido nos produtos enquanto houver estoque nas lojas. O Carrefour, caso o fim do IPI reduzido se confirme, também trabalhará com preços menores até o fim do estoque.
Continua depois da publicidade
Na opinião do assessor econômico da Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), Guilherme Dietze, no geral, se o fim do IPI reduzido no próximo sábado (30) se confirmar, as lojas devem trabalhar cada uma conforme os seus estoques.
Sobre o consumidor, ao contrário do que ocorreu em oportunidades parecidas, desta vez, diz o assessor, a população não deve protagonizar uma corrida às lojas, visto que as famílias estão mais cautelosas e evitando o comprometimento da renda.