Publicidade
SÃO PAULO – O governo estuda a possibilidade de se reduzir a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos carros populares, na tentativa de desovar os estoques nos pátios das montadoras.
Além disso, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) reivindica que os Estados abram mão do pagamento do primeiro Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) dos carros.
O objetivo principal da medida será reaquecer as vendas dos carros populares, já que os sindicalistas argumentam que “carro no pátio não paga IPVA”. Contudo, como as medidas dependem dos governos, as propostas estão em estudo e não há definições concretas sobre o assunto.
Aumento da frota de caminhões
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, disse também que o governo lançará uma linha de crédito de R$ 2,5 milhões para a compra de caminhões, o que deverá aumentar as vendas anuais em cerca de 12 mil a 15 mil veículos. A linha de crédito, segundo o ministro, beneficiará as pessoas físicas de baixa renda, os chamados “sem-crédito”.
Furlan antecipou ainda que na segunda quinzena do mês o governo irá lançar um pacote de medidas para reaquecer a economia, e que além do projeto da redução do IPI e IPVA, mais o aumento da frota de caminhões, o governo irá ainda anunciar medidas para a recuperação de estradas, investimentos na área de energia e construção de novas obras públicas.