Governo dos EUA anunciará novas medidas para frear execuções hipotecárias

Alterações no programa de auxílio virão em momento de dúvidas quanto à sua eficácia; anúncio deve ocorrer nesta sexta-feira

Por  Luis Madaleno

SÃO PAULO – O governo norte-americano planeja implementar novas medidas para refrear o ritmo de execuções hipotecárias, embora haja um forte receio quanto à eficácia do programa. 

Segundo informou a rede CNBC, a Casa Branca deverá anunciar as mudanças no HAMP (Home Affordable Modification Program) nesta sexta-feira (26), as quais incluirão auxílio financeiro para desempregados proprietários de casa, esforços de redução do principal de empréstimos problemáticos, incentivos para quem possuir uma segunda hipoteca e melhores oportunidades de refinanciamento. 

Para tanto, deverão ser usados mais uma vez recursos do Tarp (Troubled Asset Relief Program). Porém, ainda é incerta a quantia que será despendida nas alterações.

Contrários às mudanças
As novas medidas vêm um dia após o governo receber duras críticas em uma audiência do Comitê de Supervisão do Congresso, somando-se a isso manifestações contrárias ao programa, questionando sua real eficácia. 

Histórico ruim
Cabe lembrar que, em um primeiro momento, o programa foi incapaz de cumprir sua meta: a de evitar que de três a quatro milhões de execuções ocorressem durante quatro anos. O número foi bem abaixo de seu objetivo.

Compartilhe