Governo chinês lucra US$ 234 bilhões somente através da venda de terras em 2009

Ganhos equivalem a 40% do pacote de estímulos; país impõe medidas anti-dumping contra frango dos EUA

Por  Valter Outeiro da Silveira

SÃO PAULO – O governo da China obteve lucro de 1,6 trilhão de yuans (US$ 234 bilhões) através da venda de terras no último ano, o que representa 40% do custo do pacote de estímulos lançado contra a crise financeira e 5% do PIB (Produto Interno Bruto)

As vendas de terras destinadas para “uso imobiliário” responderam por 84% do total – em termos de valor. O restante deverá ser utilizado para propósitos industriais e projetos de infraestrutura.

“Os ativos terrestres se tornaram gradualmente uma fonte importante de renda de capital e de financiamento”, disse Xu Shaoshi, ministro da Terra e dos Recursos da China. O país vendeu 5,3 trilhões de yuans em terras de 1999 a 2008, conforme o ministro.

Dumping
De dentro para fora, Pequim imporá medidas anti-dumping contra uma variedade de frango norte-americano, ao citar que este é vendido a um preço baixo injusto. De acordo com o Ministério do Comércio da China, os importadores do produto terão que pagar depósitos montados conforme a diferença, de 105,4%.

Em referência aos manuais de comércio internacional, dumping é uma prática que consiste na venda de um produto a um país por preços menores dos que os praticados no âmbito doméstico. A prática é considerada desleal e é reprimida pelas restrições comerciais.

Compartilhe