Google está trabalhando em tecnologia que vai eliminar o uso de senhas

Chamada “Trustp API”, a tecnologia vai utilizar diversos sensores do smartphone para determinar quem é que está tentando fazer o login

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Depois de testar o login em contas através de uma notificação no smartphone, o Google está com um novo projeto que também promete eliminar o uso de senhas. Segundo informações do CNN Money, o diretor de tecnologia avançada e projetos do Google, Dan Kaufman, anunciou na conferência I/O que a empresa está trabalhando com “diversas instituições financeiras muito grandes” para testar a nova tecnologia.

Chamada “Trustp API”, ela vai utilizar sensores múltiplos dos smartphones para determinar quem é que está tentando fazer o login – e a única pessoa que conseguiria é a dona da conta.

Alguns dispositivos que operam o Android já oferecem o Smart Lock, recurso que utiliza sensores para scanear o rosto, voz, movimentos e localização de quem está usando o celular para determinar se o dispositivo deve ser desbloqueado sem uma senha. Em publicação sobre o recurso, a empresa explicou: “Em alguns dispositivos, os sensores vão aprender o padrão de seu passo. Se o acelerômetro detectar um passo que é muito diferente, ele pode bloquear o seu celular”.

Continua depois da publicidade

O “Trust API” deve ser um projeto mais avançado, seguro e fácil de usar. Alguns portais dizem que a tecnologia estará em operação constante em segundo plano no smartphone, combinando dados de diversos sensores para calcular se deve ou não desbloquear o celular.

Embora o Google não tenha divulgado informações sobre o novo recurso, Dan Kaufman disse no evento que ela deve estar disponível para os desenvolvedores do Android no final deste ano.