Apple escolhe o Gemini, do Google, para turbinar a nova Siri com IA

Parceria plurianual deve reforçar recursos de inteligência artificial da Apple; valor estimado é de US$ 1 bilhão por ano

Bloomberg

O logotipo da Alphabet é visto nesta ilustração tirada em 16 de fevereiro de 2025. REUTERS/Dado Ruvic
O logotipo da Alphabet é visto nesta ilustração tirada em 16 de fevereiro de 2025. REUTERS/Dado Ruvic

Publicidade

(Bloomberg) – A Alphabet, controladora do Google, confirmou que firmou um acordo plurianual com a Apple para impulsionar a tecnologia de inteligência artificial da fabricante do iPhone, incluindo a assistente de voz Siri.

“Após uma avaliação cuidadosa, a Apple determinou que a tecnologia de IA do Google oferece a base mais sólida para os modelos da Apple e está entusiasmada com as novas experiências inovadoras que ela proporcionará aos usuários da Apple”, disse o Google nesta segunda-feira (12) em uma publicação na rede social X (antigo Twitter). Os termos do acordo não foram divulgados.

A Bloomberg noticiou no final do ano passado que as duas empresas estavam finalizando um acordo desse tipo, com a Apple planejando pagar cerca de US$ 1 bilhão por ano.

Aproveite a alta da Bolsa!

As ações da Alphabet subiram até 1,7% nesta segunda-feira, enquanto as da Apple subiram menos de 1%.

No comunicado, o Google afirmou que a Apple manterá seus padrões de privacidade, continuando a executar seus serviços de IA nos dispositivos dos consumidores ou por meio do Private Cloud Compute — um sistema online seguro. A tecnologia do Google ajudará a dar suporte a uma nova versão da Siri, prevista para este ano. A Apple já havia adiado a atualização devido a problemas de desenvolvimento, parte de uma série de dificuldades para introduzir recursos de IA.

Um representante da Apple, com sede em Cupertino, Califórnia, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Continua depois da publicidade

© 2026 Bloomberg L.P.