Temporada de balanços

GetNinjas (NINJ3) vê prejuízo líquido crescer para R$ 6,9 milhões no quarto trimestre

Apesar de alta da receita, custo com marketing e despesas administrativas pesaram em desempenho operacional

Por  Vitor Azevedo

A GetNinjas (NINJ3) viu seu prejuízo líquido crescer para R$ 6,9 milhões no quarto trimestre de 2021, ante R$ 2,8 milhões na mesma etapa de 2020. Em todo o ano passado, o prejuízo foi de R$ 41 milhões, ante déficit de R$ 900 mil nos 12 meses imediatamente anteriores.

O aumento do prejuízo se deu mesmo com a GetNinjas tendo visto sua receita líquida saltar para R$ 15,3 milhões no último quarto trimestre, alta de 59% na base anual. Em todo 2021, a receita cresceu 49% frente a 2020, chegando a R$ 62,4 milhões.

A alta das despesas da companhia, no entanto, explicam majoritariamente esse aumento do prejuízo líquido – com marketing, por exemplo, a GetNinjas gastou R$ 12,2 milhões entre outubro e dezembro do ano passado, alta de 306% na base anual. Já as despesas gerais e administrativas cresceram 95% na mesma comparação, chegando a R$ 14,6 milhões.

Os investimentos em  marketing respondem pela maior parte das despesas comerciais e foram a principal linha de despesa em 2021. Nos últimos meses houve um aumento dos custos de clique (CPC) e de custos por impressão (CPM) nas principais ad networks”, explica a companhia em documento publicado na noite desta terça-feira (29).

Quanto ao aumento dos gastos gerais e administrativos, a GetNinjas justifica a alta pelo aumento do quadre de colaboradores e pelo impacto de R$ 2,2 milhões em função de um plano de outorga.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) da GetNinjas, com isso, ficou negativo em R$ 10,4 milhões no quarto trimestre, ante menos R$ 2,6 milhões no quarto trimestre de 2020.

Nem mesmo o resultado financeiro positivo em R$ 4,7 milhões nos três últimos meses do ano passado, “reflexo do retorno sobre ativos investidos e um aumento na taxa Selic”, conseguiram evitar o maior prejuízo líquido.

A GetNinjas destaca que, apesar dos maiores gastos operacionais, conseguiu colher frutos. O número novos profissionais cadastrados na plataforma no fim de 2021 é 163% maior na base anual, chegando a 1,8 milhão – com o número de profissionais ativos ficando em 215 mil. O número de solicitações de clientes saltou 24% na mesma base, chegando a 5,19 milhões.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.

Compartilhe