Publicidade
SÃO PAULO – Após ser criticado pela maneira como expôs o plano de ajuda aos bancos na última semana, Timothy Geithner se encontrou no final de semana com os membros do G-7 para discutir as vias para salvar o sistema financeiro internacional.
Em sua primeira viagem internacional como secretário do Tesouro norte-americano, Geithner foi pressionado pelos presentes para agilizar o processo de ajuda aos bancos. “Nós vamos nos mover rapidamente para delimitar um plano amplo”, garantiu o secretário.
Os ministros de finanças da cúpula reiteraram o compromisso em combater os efeitos da crise nas economias globais, mas destacaram que ainda haverá uma desaceleração “severa” neste ano.
Não perca a oportunidade!
Não ao protecionismo
Entre os vários assuntos discutidos, foi colocada em pauta questão das relações comerciais entre os países, principalmente quanto ao protecionismo, muitas vezes natural em tempos de crise.
Sobre tais medidas, os membros rejeitaram a implementação de barreiras para evitar a concorrência sobre qualquer circunstância, ao passo que o protecionismo só tende a prejudicar a recuperação global.