Futuros em NY operam em alta impulsionados por acordo entre EUA e UE 

Decisão de política monetária, resultados trimestrais e dados de emprego são outros fatores que devem impactar os mercados nesta semana

Lucas Gabriel Marins

Publicidade

Os futuros de ações nos Estados Unidos operam em alta na noite deste domingo (27), impulsionados pelo anúncio de um acordo comercial entre os EUA e a União Europeia, formalizado durante a tarde.

Por volta das 19h30 (horário de Brasília), o índice futuro do Dow Jones subia 0,41%, a 45.084 pontos; o futuro do S&P 500 avançava 0,37%, para 6.425 pontos; e o futuro do Nasdaq ganhava 0,42%, alcançando 23.522,50 pontos.

Pelo acordo, os Estados Unidos aplicarão uma tarifa de 15% sobre produtos exportados pela UE, e o bloco econômico se comprometeu a investir US$ 600 bilhões no país.

Aproveite a alta da Bolsa!

Só a União Europeia e outros seis países formalizaram acordo com a administração Trump. O prazo para o início das tarifas – inclusive a taxa de 50% para o Brasil – é a próxima sexta-feira (1º). Trump já sinalizou que não pretender adiar a data, o que deve movimentar o mercado.

Leia mais: A cinco dias do tarifaço, veja quais países já fecharam acordo com Trump

Além das tarifas, outros eventos devem influenciar os mercados ao longo da semana. Na quarta-feira (30), o Federal Reserve decide a taxa básica de juros dos Estados Unidos. De acordo com a ferramenta CME FedWatch, 97% do mercado espera a manutenção da faixa atual, entre 4,25% e 4,50% ao ano.

Continua depois da publicidade

Mais de 150 empresas do S&P 500 também divulgam os resultados do segundo trimestre de 2025, o que deve movimentar as bolsas. Algumas das “Sete Magníficas”, grupo que reúne gigantes do setor de tecnologia, estão na lista. Meta (M1TA34) e Microsoft (MSFT34) publicam seus números na quarta-feira (30); Amazon (AMZO34) e Apple (AAPL34), na quinta (31).

O mercado de trabalho norte-americano é outro fator no radar dos investidores. O relatório Jolts será divulgado na terça-feira; os dados de emprego privado da ADP saem na quarta; os pedidos iniciais de seguro-desemprego, na quinta; e, na sexta-feira, será publicado o relatório oficial de empregos referentes a julho.