Publicidade
SÃO PAULO – Os principais índices do mercado futuro dos Estados Unidos apontam para uma abertura no campo negativo, com as desvalorizações dos índices S&P 500 (-0,21%), Dow Jones (-0,07%) e Nasdaq (-0,22%).
O front europeu segue pressionando o mercado, com a manutenção do impasse sobre as medidas de austeridade necessárias para a Grécia efetuar cortes que representem 1,5% de seu PIB (Produto Interno Bruto) e garantir a segunda rodada de empréstimo ao país, a fim de evitar um default e uma saída desordenada da Zona do Euro. A indefinição sobre a reestruturação da dívida com seus credores privados também persiste.
Neste cenário, dois principais sindicatos gregos iniciaram, nesta sessão, uma greve geral contra novas medidas de austeridade. A redução do salário mínimo e o corte das reformas complementares são os principais pontos de discordância. O ministro de reformas do setor público grego, Dimitris Reppas, anunciou na véspera um corte de 15 mil cargos públicos neste ano.
Resultados corporativos
Os investidores digerem os balanços referentes ao último trimestre de 2011 revelados na manhã desta terça-feira. A Coca-Cola mostrou resultado melhor do que o esperado pelo mercado, enquanto o banco suíço UBS apontou lucro líquido levemente acima das projeções.
Ainda nesta terça-feira, após o fechamento do pregão regular, a Disney e a Western Union reportam seus resultados do quarto trimestre do ano passado.
Agenda
O Consumer Credit de dezembro, que aponta montante de crédito concedido ao consumidor norte-americano no período em questão, será revelado às 18h00 (horário de Brasília) pelo Federal Reserve.
Continua depois da publicidade