Futuros de NY oscilam com receios de bolha no setor de tecnologia impulsionada por IA

Investidores aguardam o relatório da ADP em meio à falta de dados oficiais e incertezas sobre a trajetória dos juros nos Estados Unidos

Felipe Moreira

REUTERS/Jeenah Moon
REUTERS/Jeenah Moon

Publicidade

Os índices futuros do Dow Jones sobem ligeiramente nesta quarta-feira (5), enquanto os futuros atrelados ao Nasdaq, com forte presença de empresas de tecnologia, recuam, devido a preocupações com as altas avaliações do setor.

O pessimismo ganhou força após a forte queda das ações da Super Micro Computer na véspera e a decepção dos investidores com a projeção de receita apresentada pela AMD.

Com a paralisação do governo americano suspendendo a divulgação de vários indicadores e o Fed dividido sobre os rumos da política monetária, investidores voltam suas atenções para o relatório de emprego da ADP e para resultados corporativos.

Estados Unidos

A temporada de balanços continua com a divulgação dos resultados do McDonald’s nesta quarta, antes da abertura do mercado. Das 360 empresas do S&P 500 que já divulgaram seus resultados, aproximadamente 82% superaram as expectativas, segundo dados da FactSet.

Enquanto isso, a Suprema Corte ouvirá os argumentos em um caso que questiona a autoridade legal de Trump para impor suas tarifas mais abrangentes . A decisão da Suprema Corte poderá ter repercussões significativas para a economia global.

Veja o desempenho dos mercados futuros:

Continua depois da publicidade

Ásia-Pacífico

As ações asiáticas caíram. O Kospi, da Coreia do Sul, considerado um exemplo emblemático do boom da inteligência artificial e um dos mercados de melhor desempenho do ano, recuou mais de 2%, assim como o Nikkei, do Japão. Ambos os índices se recuperaram das mínimas da sessão, enquanto os mercados chineses avançaram com a melhora do humor dos investidores.

Europa

Os mercados europeus operam no vermelho. O pessimismo observado na Europa surge em meio a um cenário semelhante nos mercados dos EUA e da Ásia-Pacífico durante a noite, com os investidores cada vez mais preocupados com as altas avaliações das ações de empresas de tecnologia e de inteligência artificial, temendo a formação de uma bolha.

Commodities

Os preços do petróleo operam perto da estabilidade, enquanto os investidores avaliavam os sinais de aumento dos estoques nos EUA em contraste com a redução das tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo.

As cotações do minério de ferro na China recuaram pela quarta sessão consecutiva, pressionadas por temores com a demanda na China, principal consumidora, devido à persistente fraqueza do setor manufatureiro.

Bitcoin

(Com Reuters e Bloomberg)