Futuros de NY iniciam semana em alta, apesar do shutdown; Nikkei salta quase 5%

Apesar do apagão de dados, vários funcionários do Federal Reserve estão programados para falar esta semana

Felipe Moreira

(Foto: REUTERS/Jeenah Moon)
(Foto: REUTERS/Jeenah Moon)

Publicidade

Os índices futuros dos EUA operam em alta nesta segunda-feira (6), em início de semana que será marcada por comentários de vários funcionários do Federal Reserve (Fed), incluindo o diretor do Fed, Stephen Miran, na quarta-feira, e o presidente Jerome Powell, na quinta-feira, apesar do apagão de dados provocada pela paralisação do governo americano.

Na Ásia, o destaque foi o índice Nikkei, do Japão, que fechou com alta de 4,75%, encerrando o pregão em 47.944,76 pontos, após o partido governista eleger no sábado a ex-ministra da Segurança Econômica Sanae Takaichi como nova líder, tornando provável que ela se torne a primeira mulher primeira-ministra do país.

Estados Unidos

Os investidores parecem ignorar as preocupações com a paralisação, depois que os legisladores novamente não conseguiram chegar a um acordo sobre o financiamento necessário para manter o governo funcionando. A paralisação atrasou a divulgação de dados econômicos importantes, incluindo o relatório de empregos (payroll) de setembro, que deveria ter sido divulgado na sexta-feira.

Veja o desempenho dos mercados futuros:

Ásia-Pacífico

O Nikkei 225, do Japão, fechou com alta superior a 4%, atingindo um recorde na segunda-feira, depois que o Partido Liberal Democrata, no poder no país, elegeu a conservadora Sanae Takaichi como sua nova líder no sábado, posicionando-a para se tornar a primeira mulher primeira-ministra do país.

O movimento foi impulsionada pelos ganhos em ações do setor imobiliário, de tecnologia e de consumo. Yaskawa Electric saltou mais de 20%, enquanto a Japan Steel Works subiu 14%. Mitsubishi Heavy Industries e Kawasaki Heavy Industries avançaram 13% e 12% respectivamente.

Continua depois da publicidade

Os mercados chinês e sul-coreano estavam fechados por feriados.

Europa

Os mercados europeus operam em baixa, enquanto investidores aguardam os números da produção industrial espanhola e PMIs da construção civil da Europa e do Reino Unido, refletindo a atividade empresarial no setor.

Além disso, o novo primeiro-ministro da França, Sébastien Lecornu, renunciou poucas semanas após sua nomeação, mergulhando o país em uma nova crise política. Ele foi empossado no início de setembro em um cenário de agitação pública e insatisfação com a situação caótica da França.

Commodities

Os preços do petróleo sobem depois que a Opep+ (Organização de Países Exportadores de Petróleo e seus aliados) concordou em aumentar a produção em 137 mil barris por dia a partir de novembro, quantidade menor que o esperado.

Bitcoin

(Com Reuters e Bloomberg)