Fundos de ações telecom rendem 14,7% em 30 dias com sinais de consolidação

Segundo a Anbid, aplicação liderou o desempenho da indústria de fundos, seguindo a alta recente das teles na Bovespa

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Nas últimas semanas, o setor de telecomunicações têm dado o que falar no mercado. E a festa não se resume estritamente aos investidores diretos em ações. Ligados às empresas do segmento telecom, os fundos de ações setoriais telecomunicações foram o destaque da indústria de fundos nos trinta dias até 19 de abril, segundo dados da Anbid (Associação Nacional dos Bancos de Investimento).

A categoria, que tem um patrimônio de R$ 35,91 milhões, conseguiu rentabilidade média de 14,70% neste intervalo e liderou os ganhos da indústria de fundos, refletindo o desempenho positivo das teles na Bolsa. A aplicação em “fundos setoriais” significa investir em ações de empresas que tenham alguma característica em comum.

Fusões e aquisições

As especulações sobre o processo de consolidação mundial do setor influenciaram na valorização de papéis das companhias de telefonia celular e fixa na Bolsa de Valores de São Paulo. Em especial, relativas a mudanças no bloco de controle da TIM Brasil e da Vivo Participações.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A mexicana América Móvil, que controla a operadora Claro, a Embratel e detém participação relevante na Net, estaria em negociações para adquirir 33% do capital da Olimpia, holding que controla a Telecom Italia, dona da TIM Brasil e que detém participação na Brasil Telecom.

Além disso, existem rumores de que a France Telecom e a Telefónica, que juntamente com a Portugal Telecom controla a Vivo no Brasil, poderiam entrar na disputa, fazendo, cada uma, contra-ofertas pela Telecom Italia.

Outro negócio em pauta no mercado é eventual venda da parte dos italianos na Brasil Telecom para o Citigroup e fundos de pensão, o que poderia viabilizar a fusão entre BrT e Telemar. Depois da frustrada tentativa de reestruturação, as ações do Grupo Telemar voltaram a cair no gosto dos investidores com essa possibilidade de união de forças com a tele brasileira.

Continua depois da publicidade

Alta deve continuar

E, no que depender dos últimos acontecimentos, a valorização da categoria de fundos de ações setoriais telecom deve seguir vigorosa. Na terça-feira (24), apesar de negados, rumores apontaram a venda da participação da Portugal Telecom na Vivo para a Telefónica. Como resultado, as ações da Vivo dispararam na Bolsa.

Desempenho

Confira o desempenho das categorias de fundos de ações, no período analisado, na tabela abaixo:

Nome Patrim* Rent%
30D
Rent%
365D
Ações Setoriais Telecomunicações 35,91M +14,70 +14,74
Ações IBX Ativo Com Alavancagem 98,65M +10,03 +37,50
Ações IBOVESPA Indexado 1,25B +9,82 +19,95
Ações IBX Indexado 662,83M +9,45 +19,20
Ações IBOVESPA Ativo 6,34B +9,01 +21,76
Ações IBOVESPA Ativo Com Alavancagem 6,57B +8,85 +30,59
Ações Outros 21,66B +7,66 +26,31
Ações Outros Com Alavancagem 3,22B +4,40 +36,28
Ações Setoriais Energia 841,90M +4,27 +2,64


* – Em reais (K – Mil | M – Milhão | B – Bilhão)