Fraudes: aprenda a se proteger da clonagem de celulares

Somente no Estado de São Paulo são feitas cerca de 800 clonagens por dia; usuários devem ficar atentos em relação a fraudadores

Publicidade

SÃO PAULO – Nos últimos dois anos as clonagens de celulares praticamente triplicaram. Para a polícia o sistema deveria ter maior segurança e a iniciativa deveria partir das próprias empresas de telefonia.

Esta opinião é compartilhada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para quem as operadoras afirmaram que os avanços tecnológicos no segmento de celulares deverão tornar a ação de fraudadores e estelionatários cada vez mais difícil.

Barulhos estranhos durante a ligação, o recebimento de ligações de pessoas desconhecidas com certa freqüência, além da dificuldade para fazer e receber ligações, podem ser indícios de que seu aparelho foi clonado.

Continua depois da publicidade

Aprenda a minimizar os riscos

E se os dados são tão preocupantes assim, está na hora de você saber se defender caso venha a se tornar vítima deste tipo de golpe. Um exemplo de cuidado é verificar se a operadora oferece a autenticação do aparelho. Caso a resposta seja afirmativa, não pense duas vezes para autenticar seu aparelho. Comprar aparelhos em lojas credenciadas também torna a aquisição mais segura.

Além do sistema de interceptação de dados, é possível clonar um celular abrindo o aparelho, o que é perfeitamente possível de ser feito durante um simples conserto. Portanto, leve o seu celular para consertar apenas em lojas credenciadas pelo fabricante. Evite ainda emprestar o seu aparelho para quem você não conhece. Todo cuidado é pouco.

Em caso de perda ou roubo do celular comunique a sua operadora imediatamente. Se optar pela venda do aparelho, faça pessoalmente a transferência para o nome do novo dono. No entanto, não podemos acreditar que todos estes cuidados sejam motivo para você nunca se tornar vítima de um golpista. Pelo contrário, estas são maneiras de você minimizar os riscos existentes. Sendo assim, por precaução peça à operadora o bloqueio de discagens internacionais e/ou 0900. Assim, o prejuízo, caso este ocorra, poderá ser relativamente menor.