Frankfurt fecha em queda, seguindo tendência da Europa e dos EUA

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

O índice DAX 30 da Bolsa de Frankfurt fechou em queda de 3,23%, pressionado pelos papéis de tecnologia e pela desvalorização dos índices norte-americanos. Às 16h31 de Brasília, o Nasdaq Composite registrava variação negativa de 3,17%, e o Dow Jones Industrial apresentava baixa de 1,97%. Nesta sexta-feira, a Motorola reduziu suas previsões de vendas para 2001 e a Sun Microsystems anunciou que seu lucro operacional referente ao terceiro trimestre fiscal será menor que o esperado. Essas declarações e o desempenho negativo da Nasdaq derrubaram o setor de tecnologia no pregão alemão. Hoje, o Federal Statistical Office da Alemanha divulgou o índice de preços ao produtor referente ao mês de janeiro, que registrou um aumento de 0,8%, em relação ao mês anterior.
Os destaques de baixa foram os papéis das empresas de tecnologia SAP (-9,47%), Siemens (-8,12%), após divulgar ontem que irá adquirir a empresa norte-americana Efficient Networks, Infineon (-5,79%) e Epcos (-4,83%), da fabricante de veículos DaimlerChrysler (-3,82%), que anunciará, na segunda-feira, um novo plano para fazer com que a divisão Chrysler volta a se tornar lucrativa, e da farmacêutica Bayer (-3,14%).
O setor bancário também registrou queda, pelo quarto pregão consecutivo, ainda sob impacto da divulgação dos fracos resultados do ano passado, com as ações do Dresdner Bank (-3,17%), do Deutsche Bank (-2,87%), do Hypovereinsbank (-2,16%) e do Commerzbank (-1,21%).

O varejista Karstadt (+0,35%), a fabricante de roupas esportivas Adidas Salomon (+0,33%) e o fabricante de automóveis BMW (+0,05%) foram as únicas altas entre os componentes do índice DAX 30.

Compartilhe