França e Luxemburgo usaram uma moeda digital experimental do banco central (CBDC) para estabelecer um título no valor de US$ 104 milhões, na mais recente aproximação dos países ao mercado financeiro tokenizado. A informação foi divulgada pelo Banc de France, o banco central da França, nesta terça-feira (29).
A iniciativa, chamada de Venus, “mostra como os ativos digitais podem ser emitidos, distribuídos e liquidados na zona do euro, em um único dia” e “confirma que um CBDC bem projetado pode desempenhar um papel crítico no desenvolvimento de um espaço seguro de ativos financeiros tokenizados na Europa”, disse Nathalie Aufauvre, diretora-geral de estabilidade financeira e operações do Banc de France.
A iniciativa também envolveu Goldman Sachs, Santander e Société Générale, bem como o Banco Europeu de Investimento, que entrou com o financiamento público.
O episódio é o mais recente de uma série de testes com a CBDC do banco central francês para administrar a liquidez em finanças descentralizadas (DeFi) e lidar com as transações internacionais. A União Europeia recentemente legislou para testar a negociação de valores mobiliários na blockchain.