Publicidade
SÃO PAULO – A agência de classificação de risco Fitch cortou nesta sexta-feira (7) os ratings soberanos da Itália e da Espanha, ambos com perspectiva negativa. A nota italiana sofreu corte em um nível, passando de “AA-” para “A+”, enquanto que a nota espanhola caiu dois níveis, indo de “AA+” para “AA-“. Ao mesmo tempo, a agência reafirmou o rating da dívida do governo da Espanha de curto prazo em “F1”, mas rebaixou a nota de curto prazo da Itália de “F1+” para “F1”.
De acordo com a agência, o downgrade na nota italiana “reflete a intensificação da crise na Zona do Euro, que constitui um significativo choque financeiro e econômico, o qual enfraqueceu o perfil de risco da Itália”. Em nota, a Fitch voltou a reforçar que uma solução confiável para a crise é politica e tecnicamente complexa e levará bastante tempo para que seja de fato efetiva, retomando a confiança dos investidores.
Mesmo assim, a Fitch também esclareceu que o perfil de crédito da Itália segue “relativamente forte”, sendo apoiado por uma posição deficitária favorável em comparação com várias nações europeias e aos seus pares com ratings “A”.
Espanha: consolidação fiscal
No caso da Espanha, a agência de classificação de risco apontou dois fatores principais que motivaram o corte no rating: a intensificação da crise na Zona do Euro e os riscos associados a consolidação fiscal no país.
A Fitch demonstrou preocupação com a performance deficitária de alguns governos regionais espanhóis, lembrando que em setembro último a agência cortou o rating de cinco regiões na Espanha, mantendo a perspectiva negativa para todas. A motivação para isso teria sido a dificuldade destas regiões em promover corte de gastos públicos.
“Apesar do perfil de crédito enfraquecido, a Fitch vê a solvência soberana espanhola como segura. De acordo com o cenário-base da agência, a relação dívida/PIB (Produto Interno Bruto) da Espanha deve chegar aos 72% em 2013, bem abaixo da média esperada para toda a Zona do Euro, de 89%. As políticas do governo espanhol têm sido confiáveis e agressivas”, concluiu a agência em nota.
Continua depois da publicidade
Metodologia de notas das principais agências:
| S&P | Moody´s | Fitch | Grau |
| AAA AA+ AA AA- A+ A A- BBB+ BBB BBB- |
Aaa Aa1 Aa2 Aa3 A1 A2 A3 Baa1 Baa2 Baa3 |
AAA AA+ AA AA- A+ A A- BBB+ BBB BBB- |
Investimento |
| BB+ BB BB- B+ B B- CCC CC C D |
Ba1 Ba2 Ba3 B1 B2 B3 Caa Ca C Wr |
BB+ BB BB- B+ B B- CCC CC C D |
Especulativo |