Publicidade
SÃO PAULO – A agência de classificação de risco Fitch confirmou nesta quinta-feira (19) o rating de longo prazo da Itália em “A-“, com perspectiva negativa, relativo a dívida soberana do país.
A Fitch, que havia colocado em revisão a nota do país em junho, disse que a decisão leva em consideração as recentes reformas no mercado de trabalho da Itália e a flexibilização das medidas econômicas, que se efetivamente implementadas e auxiliadas por reformas estruturais, devem gerar um melhoria no crescimento da economia do país e na criação de empregos.
A agência também observou que a reforma previdenciária fortaleceu ainda mais a sustentabilidade do sistema previdenciário e finanças públicas. Além disso, ela ainda explicou que sua decisão se baseou na avaliação que aponta que a estabilização da dívida e sua redução estão ao alcance do governo.
Confira a metodologia de notas das principais agências:
| S&P | Moody´s | Fitch | Grau |
| AAA AA+ AA AA- A+ A A- BBB+ BBB BBB- |
Aaa Aa1 Aa2 Aa3 A1 A2 A3 Baa1 Baa2 Baa3 |
AAA AA+ AA AA- A+ A A- BBB+ BBB BBB- |
Investimento |
| BB+ BB BB- B+ B B- CCC CC C D |
Ba1 Ba2 Ba3 B1 B2 B3 Caa Ca C Wr |
BB+ BB BB- B+ B B- CCC CC C D |
Especulativo |