Finlandês e britânico ganham prêmio Nobel de Economia 2016

O britânico Oliver Hart é da Universidade de Harvard e o finlandês Bengt Holmstrom é do MIT e ganharam o Nobel pelas suas contribuições à teoria dos contratos

•

Publicidade

SÃO PAULO – Oliver Hart, de 68 anos, e Bengt Holmström, 67, venceram o Prêmio Nobel de Economia de 2016 por sua contribuição na área de teoria dos contratos no ambiente corporativo. O britânico Hart é da Universidade de Harvard e o finlandês Holmström é do MIT. 

“As novas ferramentas teóricas criadas por Hart e Holmstroem são valiosas para a compreensão dos contratos e instituições da vida real, bem como armadilhas potenciais no projeto de contrato”, disse a academia sueca de ciências em um comunicado. 

O Nobel de Economia tem uma recompensa de 8 milhões de coroas suecas, o que equivale a R$ 3.028.000.

Hart tem estudos focados no papel que a estrutura acionária e os arranjos contratuais têm sobre a governança das empresas. Já Holmström faz estudos sobre os incentivos que movem os agentes no mundo corporativo e seu impacto em possíveis problemas de liquidez durante crises financeiras.

O prêmio do ano passado foi a Angus Deaton, da Universidade de Princeton, que ganhou reconhecimento por sua análise do consumo, pobreza e bem-estar. O Prêmio Nobel de Economia foi criado em 1968, 72 anos depois da criação do Prêmio Nobel. 


Tópicos relacionados

Autor avatar
Lara Rizério
Mercados | Economia | Onde Investir

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.