Filme antinazista feito pelos EUA há 70 anos viraliza após confrontos em Charlottesville

Vídeo foi feito em 1947 como forma de conscientização da população americana contra o crescimento do fascismo no mundo

Publicidade

SÃO PAULO – Com os graves ocorridos em Charlottesville, no Estado americano da Virgínia, nos últimos dias, um filme de 17 minutos produzido pelo Departamento de Guerra dos Estados Unidos em 1947 viralizou na internet.

No último fim de semana, uma manifestação de supremacistas brancos acabou no atropelamento e morte de uma ativista e reviveu os temas abordado no filme antinazista Don’t be a sucker.

O vídeo já foi retuitado quase 150 mil vez por pessoas que passaram a questionar a atualidade americana, traçando um paralelos entre o clima visto durante a Segunda Guerra e o atual cenário com a chegada de Donald Trump ao poder.

O filme mostra um indivíduo de extrema-direita proferindo um discurso nacionalista que reivindica a saída de grupos minoritários dos EUA. Em seguida, duas pessoas que estão ouvindo o discurso comentam a fala. Um deles, de origem húngara, diz que “somos todos americanos” e que viu o que “esse tipo de discurso pode fazer”. “Eu estive em Berlim”, diz o personagem falando sobre a propaganda supremacista dos nazistas.

Confira o vídeo abaixo:

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.