Festa do Ibovespa: quem já entrou não sai, mas quem está fora não entra; o que fazer?

Rali da bolsa veio de forma rápida e para investidor que ainda não entrou, cenário agora pede por paciência

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Emocional é uma parte bastante importante do aprendizado de um investidor, e saber a hora de entrar ou de sair não é qualquer um que consegue acertar. E o que se vê hoje na B3 é exatamente um teste emocional, com o Ibovespa chegando próximo de sua máxima histórica, mas quem já entrou não quer sair agora, enquanto quem não aproveitou este rali não sabe se vale a pena entrar agora.

Todos sabem que “a mão chega a coçar” para realizar estes lucros ou para tentar “surfar” neste rali da bolsa, mas é preciso ser cuidadoso. Na terça-feira (22), primeira forte alta do mercado após o anúncio da privatização da Eletrobras, analistas já alertavam que quem não havia entrado antes iria precisar aguardar uma correção. Mas desde então o Ibovespa só subiu.

No fechamento do mercado desta quinta-feira (24), o analista técnico Rafael Ribeiro, do InfoMoney, comentou este cenário. Para quem ainda não entrou no mercado, mais do que nunca é hora de esperar. Uma boa oportunidade seria se índice voltar para níveis próximos ao de terça, em 68.650 pontos. Como o mercado costuma andar em zigue-zague, o mercado primeiro irá realizar antes de dar mais uma arrancada.

Continua depois da publicidade

Este patamar, inclusive, coincide com a última resistência rompida pelo Ibovespa, que é também o fechamento do índice em 16 de maio, antes do estouro da crise política. Para quem estiver procurando uma oportunidade de curto prazo, o retorno do benchmark da bolsa para os 69.500 pode ser um bom ponto de entrada.

A bolsa ganhou força a partir da terça-feira após o governo anunciar a privatização da Eletrobras, o que fez a ação da companhia disparar 50% e puxar estatais e elétricas. Na quarta foi a vez de um pacote com 57 novas privatizações. Tudo isso enquanto a Câmara aprovava a criação da TLP, fatores que levaram o índice ao patamar atual de 71.161 pontos.

Confira as análises do fechamento do mercado nesta quinta:

Continua depois da publicidade

https://dailymotion.com/video/x5y2h31?autoplay=true&ui-logo=false&sharing-enable=false&ui-start_screen_info=true

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.