Feirão da Caixa: saiba quais documentos levar para fechar negócio

Em SP, evento começa nesta terça e vai até sexta. Compra de imóvel usado requer cuidado com documentação de proprietários

Publicidade

SÃO PAULO – A Caixa Econômica Federal inicia, a partir desta quarta-feira (14), sua temporada de feirões da casa própria, na capital paulista, no Expo Center Norte. Somente no estado de São Paulo, serão oferecidos 90 mil imóveis, dos quais 35 mil são novos ou em construção e outros 55 mil, usados, no valor total de R$ 7 bilhões.

Além de conhecer os imóveis, o visitante poderá dar entrada nos papéis do financiamento e até fechar negócio. Para isso, no entanto, deve levar documentos que serão exigidos no ato da negociação.

Segundo informou a Caixa Econômica, por meio de sua assessoria de imprensa, o futuro comprador deve apresentar os originais do RG, CPF e comprovante de residência. Para os que possuem emprego formal, com carteira assinada, é necessário levar cópias dos três últimos holerites; os autônomos ou que não possuem trabalho formal podem levar cópias dos extratos bancários dos três últimos meses.

Continua depois da publicidade

Já quem deseja adquirir o imóvel ainda no feirão deve apresentar, além dos documentos acima, o original da certidão de nascimento, se for solteiro, ou de casamento, se for casado.

Cuidados na compra do imóvel usado

Para quem for comprar um imóvel usado, os cuidados não se restringem a levar os documentos necessários. Diferentemente dos imóveis novos, cujos documentos já foram pré-aprovados pela Caixa, os usados precisam ter os papéis avaliados pelo próprio comprador.

Para adquirir um imóvel usado com segurança, o presidente da Arisp (Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo), Flauzino Araújo dos Santos, dá as seguintes orientações:

É importante ressaltar que, em alguns casos, o imóvel usado pode estar ainda ocupado, cabendo ao comprador a responsabilidade de ingressar na Justiça para ter o direito à posse.

Calendário

A edição 2008 dos feirões da casa própria do banco promete impulsionar o segmento habitacional em dez capitais brasileiras, sendo que foram colocados à disposição do público mais de R$ 13 bilhões para contratação de imóveis novos, usados e na planta. Estima-se que 550 mil pessoas visitarão os eventos.

Entre os dias 16 e 18 de maio, serão realizados cinco feirões simultâneos, nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador. Posteriormente, as cidades de Uberlândia, Rio de Janeiro, Fortaleza e Curitiba receberão os feirões, até o dia 22 de junho.

Continua depois da publicidade

Calendário dos feirões da casa própria da Caixa Econômica Federal
Data Cidade Local
de 14 a 18 de maio São Paulo Expocenter Norte (Pavilhão Azul)
de 16 a 18 de maio Brasília Expobrasília (Pavilhão A)
de 16 a 18 de maio Belo Horizonte Expominas
de 16 a 18 de maio Porto Alegre Fiergs
de 16 a 18 de maio Recife Centro de Convenções Recife
de 16 a 18 de maio Salvador Centro de Convenções
de 30 de maio a 1° de junho Uberlândia Center Convention
de 5 a 8 de junho Rio de Janeiro Riocentro (Pavilhão 2)
de 6 a 8 de junho Fortaleza Sebrae
de 20 a 22 de junho Curitiba Marumby Expocenter

Atendimento

Além dos feirões da casa própria, os interessados em financiar um imóvel podem buscar informações em todas as agências da Caixa ou pela central de atendimento (0800 726 0101, das 7h às 20h).

Quem tem acesso à internet pode utilizar o simulador habitacional disponível no site do banco (www.caixa.gov.br) e visualizar vários cenários e valores de financiamentos imobiliários.