Federal Reserve decide, por unanimidade, manter taxa de juros entre 2,25% e 2,50% nos EUA

Em comunicado, autoridade monetária norte-americana destaca "mercado de trabalho forte" e atividade econômica em "crescimento sólido", além de inflação abaixo de 2%

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Os membros votantes do Federal Reserve decidiram, por unanimidade, nesta quarta-feira (1), manter a taxa de juros norte-americana na faixa entre 2,25% e 2,50%. O desfecho da reunião do Fomc (Federal Open Market Committee) confirma as expectativas majoritárias dos agentes econômicos.

No comunicado da decisão, o Fed adicionou avaliação mais positiva sobre o desempenho da economia norte-americana. “Informações recebidas desde a reunião do Fomc em março indicam que o mercado de trabalho continua forte e a atividade econômica cresceu a uma taxa sólida”, diz o texto.

Outro fator destacado no documento foi o desempenho da inflação. Em uma base de 12 meses, o índice geral e o indicador fechado para alimentos e energia caíram e estão abaixo de 2%.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O Fed também anunciou, ao final da reunião desta tarde, um corte de 5 pontos percentuais na taxa de juros sobre excesso de reservas (IOER), para 2,35%.

Agora, as atenções se voltam para a coletiva de imprensa do chairman, Jerome Powell, marcada para as 15h30 (horário de Brasília). Na avaliação dos analistas da XP Investimentos, “qualquer sinalização de espaço para redução da taxa de juros traria alento aos mercados”.

Indicadores econômicos

Importantes dados da economia norte-americana foram divulgados nesta quarta-feira. Do lado do mercado de trabalho, o setor privado criou 275 mil empregos em abril, segundo pesquisa com ajustes sazonais divulgada hoje pela ADP.

O levantamento, considerado uma prévia do relatório de emprego (payroll) superou as expectativas de analistas consultados pelo Wall Street Journal, que previam geração de 177 mil postos de trabalho.

O índice de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial dos Estados Unidos, que mede a atividade no setor, subiu de 52,4 em março para 52,6 em abril, saindo do menor nível do indicador atingido desde junho de 2017.

O crescimento sólido observado em novos pedidos, segundo relatório divulgado pela IHS Markit, resultou em uma melhora nas condições de operação. O crescimento de novos negócios atingiu a maior alta em três meses e foi registrada uma melhora moderada nas condições de operação no mês passado, acrescenta a pesquisa.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.