Federal Reserve

Fed olha “cuidadosamente” para estabilidade financeira, diz Powell

Powell afirmou na audiência que a autoridade monetária americana está fortemente comprometida com seu mandato e meta de inflação ao longo do tempo

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, reforçou nesta terça-feira, 23, que a política monetária dos Estados Unidos é altamente acomodatícia e garantiu que a autoridade está olhando “cuidadosamente” para a estabilidade financeira. Ele fez os comentários em audiência na Câmara dos Representantes.

Segundo o dirigente, “alguns preços de ativos estão altos, mas o sistema financeiro é bem capitalizado e está bem sua administração de riscos”.

De acordo com Powell, antes de reduzir estímulos monetários, a instituição vai comunicar “com cuidado” e se “mover devagar”.

Além disso, Powell afirmou na audiência que a autoridade monetária americana está fortemente comprometida com seu mandato – máxima geração de empregos e “meta de inflação de 2% ao longo do tempo”.

O presidente do Fed ressaltou que um processo inflacionário nos EUA pode ocorrer no curto prazo, sobretudo por fatores estatísticos, mas “não será grande nem persistente”.

Ele apontou que o Fed “tem ferramentas” para lidar com aumentos excessivos de índices de preços e vai “utilizá-las de forma apropriada, se for necessário”.

(Com Estadão Conteúdo)

Participe do Treinamento gratuito Scalper Pro e entenda como extrair lucro e controlar riscos na Bolsa em operações que duram minutos ou segundos! Inscreva-se aqui.