FED divulga hoje sua posição sobre as taxas de juros

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

O FED divulga hoje, após às 14h00 de Nova York, sua posição em relação à taxa de juros básica da economia norte-americana. Segundo a maioria dos analistas, o FED deverá manter a taxa de juros e modificar o viés de alta para viés neutro. Os oficiais do FED estão bastante preocupados com a desaceleração da economia dos EUA, acreditanto que o risco de recessão já é maior que o risco da inflação. A taxa anual de crescimento da economia caiu de 5,6% no segundo trimestre para 2,4% no terceiro trimestre, enquanto que as vendas no varejo caíram em novembro pela primeira vez em sete meses. Estes são fatores que encorajam o mercado a acreditar que as taxas serão reduzidas, senão agora, no início de 2001. A próxima reunião do FED acontecerá em seis semanas.
Durante os últimos dezoito meses o FED elevou a taxa de juros por seis vezes, atingindo 6,5% ao ano, a taxa mais elevada em nove anos. As elevações totais foram de 1,75 ponto percentual, a partir da taxa de 4,75% ao ano. Os contratos futuros de taxa de juros trabalham com dois cortes de 0,25 ponto percentual até abril, que deverão ocorrer nas reuniões de janeiro e março. A última vez que o FED baixou as taxas de juros foi em 1998, quando havia uma crise financeira mundial, que levou à recessão a Rússia, países da Ásia e da América Latina.
O FOMC (Federal Open Market Comittee), ou Comitê do Mercado Aberto do FED é composto por 12 votos, mas atualmente somente 10 estão na ativa, já que há duas posições vagas.

Compartilhe