Fed autoriza bancos dos EUA a voltarem a realizar recompras de ações a partir de 2021

A recompra de ações é importante para a indústria, normalmente representando cerca de 70% dos pagamentos aos acionistas

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O Federal Reserve (como é chamado o Banco Central dos Estados Unidos) anunciou nesta sexta-feira (18) que grandes bancos do país poderão retomar as recompras de ações no primeiro trimestre de 2021.

A suspensão ocorreu por conta da crise do novo coronavírus como forma de garantir liquidez e fluxo de empréstimos. Mesmo com a volta, os bancos ainda estão sujeitos a algumas regras, mas o Fed disse que o setor se saiu bem em uma segunda rodada de testes de estresse.

Os dividendos continuarão a ser limitados, disse a autoridade monetária, e a soma total dos proventos e recompras de um banco no primeiro trimestre não pode exceder o lucro médio trimestral dos quatro trimestres mais recentes.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A recompra de ações é importante para a indústria, normalmente representando cerca de 70% dos pagamentos aos acionistas.

Logo após o anúncio do Fed, o JPMorgan, maior banco dos EUA em ativos, informou que seu conselho aprovou um novo programa de recompra de ações de US$ 30 bilhões a partir de 2021.

“Continuaremos a manter um forte balanço patrimonial que nos permite implantar capital com segurança, investindo e fazendo crescer nossos negócios, apoiando consumidores e empresas, pagando dividendos sustentáveis ​​e devolvendo qualquer excesso de capital restante aos acionistas”, disse o CEO Jamie Dimon.

Continua depois da publicidade

As ações de bancos reagiram bem à notícia, subindo forte no after market em Wall Street, com o JPMorgan subindo 5,3%, Goldman Sachs avançando 4,4% e Wells Fargo com alta de 3,5%.

O vice-presidente de supervisão do Fed, Randal Quarles, fez comentários positivos sobre o cenário e disse que as restrições de capital que o banco central americano colocou na pandemia estão funcionando.

“O sistema bancário tem sido uma fonte de força durante o ano passado e os resultados do teste de estresse de hoje confirmam que os grandes bancos podem continuar a emprestar para famílias e empresas, mesmo durante uma virada fortemente adversa na economia no futuro”, disse Quarles em um comunicado à imprensa.

Quer receber aluguel sem ter imóvel? Thomaz Merluzzi, estrategista de Fundos Imobiliários da XP, oferece treinamento gratuito para quem busca uma fonte de renda passiva – inscreva-se já!