Faturamento agropecuário deve chegar a R$ 277 bilhões em SP

Dados fazem referência a 2016 e mostram destaque da atividade primária no resultado

Datagro

Publicidade

O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária no estado de São Paulo deve totalizar R$ 277 bilhões em 2016, registrando alta de 7,2%. Os dados são do Departamento do Agronegócio (Deagro) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e são uma prévia dos resultados do ano passado, calculados até outubro.

Agronegócio paulista teve faturamento impulsionado pelas atividades dentro da porteira, como a cana-de-açúcar

De acordo com as informações, o resultado do agronegócio paulista foi impulsionado pela atividade primária “dentro da porteira”, que, apesar de representar apenas 11% da formação do PIB, registrou alta de 19% na comparação com os resultados de 2015. Neste segmento, os destaques foram as culturas da cana-de-açúcar e da laranja.

“Essas duas atividades foram beneficiadas por uma conjuntura global de retração da oferta, resultando em elevação dos preços ao produtor, em um cenário que também favoreceu o setor de insumos agropecuários”, disse, em nota, Antônio Carlos Costa, gerente do Deagro. 

Continua depois da publicidade

Já para as indústrias “depois da porteira”, a estimativa da Fiesp e do Cepea é de crescimento de 5,7% sobre os resultados de 2015. As entidades destacam o bom desempenho nas indústrias de café, óleo de soja, etanol e açúcar.

Tópicos relacionados