Falta de coordenação mundial é preocupante, diz guru dos investimentos Mohamed El-Erian

"Uma desaceleração econômica repentina "é particularmente perigosa porque destrói a demanda e a oferta, e é isso que enfrentamos agora", avaliou

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) – Mohamed El-Erian acredita que os bancos centrais globais farão todo o possível para impedir que o coronavírus cause uma crise econômica mais profunda, mas disse ser preocupante que a coordenação internacional de políticas não seja tão sólida quanto no passado.

“Eu antecipo uma abordagem de políticas de fazer o que for necessário, tanto de bancos centrais quanto de agências governamentais”, disse El-Erian, consultor-chefe de economia da Allianz, em entrevista à Rádio Bloomberg na segunda-feira. Uma desaceleração econômica repentina “é particularmente perigosa porque destrói a demanda e a oferta, e é isso que enfrentamos agora”.

El-Erian, que também é colunista do Bloomberg Opinion, disse que não vê paralelos diretos com o início da crise em 2008, porque não está preocupado com bancos e possíveis problemas com o sistema de pagamentos e liquidação. Mas, segundo ele, outra comparação é mais preocupante: as autoridades econômicas globais até agora não agiram em conjunto como no passado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A extensão da coordenação de políticas globais é muito menor, independentemente de ser o coronavírus, a dependência excessiva de liquidez ou mercados mal precificados por um longo tempo; este é um problema global que requer ação coletiva”, disse.

Mas o tipo de ação que líderes do G-20 tomaram durante a crise financeira global, quando se reuniram em Londres para coordenar uma resposta, provavelmente será mais difícil agora, disse El-Erian. “O ruim em relação a 2008 é que não teremos uma cúpula de Londres rapidamente.”

‘Não compre’

Em outra entrevista posterior à Bloomberg Television, quando as ações dos EUA caíam na abertura das bolsas em Nova York, El-Erian disse que é muito cedo para que investidores comecem a comprar novamente.

Continua depois da publicidade

Ele não recomenda comprar barganhas no momento e destacou que é preciso respeitar os aspectos técnicos. “Isso vai se resolver, mas não antes de mais perdas, infelizmente. Também não entre em pânico.”

É hora de ficar à margem e esperar que os fatores técnicos se manifestem, por mais dolorosos que possam ser, disse.