
SÃO PAULO – Os comentários otimistas sobre o abismo fiscal do presidente norte-americano, Barack Obama, são bem recebidos pelos mercados acionários no pregão desta quarta-feira (5). Ele participa de evento com importantes líderes empresariais dos EUA.
Por volta de 16h05 (horário de Brasília) o Ibovespa, que iniciou a tarde em queda de até 0,6%, recupera-se e marca leve alta de 0,34%, aos 57.760 pontos. Já o índice Dow Jones sobe 0,97%, aos 13.077 pontos.
O chefe da Casa Branca garantiu que um acordo sobre o abismo fiscal poderá ser alcançado em uma semana, caso os republicanos aceitem a proposta de impostos mais elevados para pessoas mais ricas.
“Nós não estamos insistindo em impostos por vingança, mas porque precisamos levantar certa quantia de receita”, afirmou Obama à Business Roundtable, uma associação que representa executivos de grandes empresas dos EUA.
Pouco antes do discurso do presidente norte-americano, no entanto, os republicanos disseram que os conversas estavam num impasse e que exigiram uma reunião com Obama para avançar com as negociações.