Leilão

Exxon, BP e BG não participarão do leilão de Libra do Pré-Sal, diz ANP

Magda Chambriard disse ainda que esperava que até 40 empresas participassem do leilão

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

RIO DE JANEIRO e SÃO PAULO – A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Magda Chambriard, disse nesta quarta-feira que recebeu informações das empresas Exxon Mobil, BP e BG de que elas não participarão do leilão da reserva petrolífera de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos.

Magda disse ainda que esperava que até 40 empresas participassem do leilão, mas que a “conjuntura” fez com que o número fosse menor. Mais cedo, ela informou que pelo menos 12 empresas haviam pago a taxa para participação no certame – mas a agência corrigiu a informação para apenas 11.

O leilão será dominado por estatais, sobretudo as chinesas. Os nomes das firmas que deverão disputar ainda não é conhecido – mas sabe-se que a Petrobras (PETR3; PETR4) é uma e deve ser a principal interessada. Por aqui, a perspectiva é que OGX Petróleo (OGXP3) e HRT Participações (HRTP3) devem ter presença tímida, no máximo. A QGEP (QGEP3), porém, pode ser mais agressiva. 

Aprenda a investir na bolsa

Duas das três empresas que desistiram, Exxon e BP, estão envolvidas em rumores sobre comprar participações da OGX em campos ou realizar projetos-paralelos – abrindo espaço para especulações diversas no mercado, que ainda carecem de outras informações mais precisas. “O que se fala hoje é rumor, não dá para ouvir isso”, afirma uma fonte que não quis se identicar – afirmando que não houve nada de concreto para a queda de 9,09% das ações nesta sessão, a não ser, talvez, a audiência da OSX Brasil (OSXB3). 

(Texto original da agência Reuters editado pelo jornalista Felipe Moreno)