Exportações agrícolas recuam 16,5% em janeiro no RS

“Como os preços em reais estavam muito bons, vendemos mais no ano passado e isso reduziu a oferta do produto agora”, explicou Antônio da Luz, economista da Farsul

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – No mês passado, as exportações de produtos agrícolas no Rio Grande do Sul chegaram a cifra de US$ 503 milhões, recuo de 16,5% sobre os números obtidos no mesmo período em 2015. No volume embarcado, também houve retração de 17,1%, passando de 1,1 milhão de toneladas em 2015, para 917 mil toneladas em relação a janeiro passado.

Segundo a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), a alta do dólar garantiu bons preços para os produtores no ano passado e a consequência foi a redução de estoques e a queda nas exportações em janeiro de 2016. “Como os preços em reais estavam muito bons, vendemos mais no ano passado e isso reduziu a oferta do produto agora”, explicou Antônio da Luz, economista da entidade.

Um dos principais itens comercializados, o complexo de soja teve um recuo de 44,8% nas receitas, e o faturamento foi de US$ 84 milhões. O montante exportado também apresentou queda de 33,9%, com 225,7 milhões de toneladas.

Continua depois da publicidade

Já no complexo de carnes, apenas o frango teve saldo positivo no faturamento (alta de 3,5%) em janeiro. Apesar da carne suína elevar a quantidade embarcada em 52,8%, a receita obtida foi ligeiramente menor (0,95%).