Exportação de milho e açúcar do Brasil já supera dezembro completo de 2021

Em dezembro do ano passado, o país havia exportado 3,4 milhões de toneladas de milho.

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO (Reuters) – A exportação de milho do Brasil somou 5,2 milhões de toneladas até a quarta semana de dezembro, já superando o mês completo de 2021, de acordo com dados publicados nesta segunda-feira pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), que mostram a mesma situação para o açúcar.

Em dezembro do ano passado, o país havia exportado 3,4 milhões de toneladas de milho.

A superação do total embarcado de milho no mesmo mês de 2021 ocorre com média diária de embarques do cereal brasileiro até quarta semana de 307,9 mil toneladas, mais que o dobro das 148,3 mil toneladas ao dia de dezembro do ano passado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O país, segundo exportador global de milho, caminha para encerrar o ano com um recorde de exportação do cereal de 43,7 milhões de toneladas, segundo os dados mais recentes da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).

Isso acontece graças a uma safra recorde colhida em 2022 e com demanda adicional no mercado externo, causada pela guerra na Ucrânia e mais recentemente pela abertura da China ao cereal brasileiro.

No caso do açúcar, o embarque total no acumulado do mês até a quarta semana de dezembro também superou o total embarcado em todo o mesmo mês de 2021, aproximando-se de 2 milhões de toneladas.

Continua depois da publicidade

Em novembro, a exportação de açúcar do Brasil marcou um recorde acima de 4 milhões de toneladas, com os brasileiros aproveitando os bons preços e também um atraso na safra da Índia, segundo exportador global após o Brasil.

O petróleo, que até a semana anterior já havia superado dezembro de 2021 no acumulado do mês, ampliou a diferença na comparação anual, com mais de 6,5 milhões de toneladas, segundo dados da Secex.