Explosão em oleoduto nos EUA leva barril do petróleo a alta de 4% em Nova York

Acidente ocorre em momento crítico, pois proximidade do inverno eleva demanda pelo produto no Hemisfério Norte

Publicidade

SÃO PAULO – O barril de petróleo registra alta de cerca de 4% nesta quinta-feira (29) na bolsa de Nova York, aproximando-se dos US$ 94, em resposta à explosão de um oleoduto na última quarta-feira nos EUA.

A explosão ocorreu em um oleoduto que transporta a commodity do Canadá para o meio-oeste norte-americano, e matou dois trabalhadores. A Embridge, empresa canadense responsável pelo duto, afirmou que o incêndio ainda não fora controlado.

O incidente ocorre em um momento crítico, uma vez que ao aproximar-se a temporada de inverno no hemisfério Norte, as refinarias elevam sua produção, ocasionando uma demanda maior por petróleo.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A Embridge informou que três oleodutos vizinhos foram interditados por precaução, até que o fogo resultante da explosão seja extinto. Os quatro oleodutos juntos possuem capacidade de transporte de 1,5 milhão de barris diários.

Estoques e Opep

A despeito da explosão ocorrida, o Departamento de Energia dos EUA informou na última quarta-feira que o nível dos estoques de petróleo registrou uma queda de 400 mil barris no país na passagem semanal.

Paralelamente, o ministro do petróleo de Qatar afirmou também na última quarta-feira que a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) não intenciona elevar a oferta da commodity em sua próxima reunião em Abu Dhabi, uma vez que o mercado está bem abastecido.