Expert Session

Ray Dalio: “Ter 10 ou mais bons investimentos não correlacionados é o Santo Graal para ganhar dinheiro”

Fundador da Bridgewater Associates defendeu que diversificação de ativos, países e moedas é chave para as incertezas que marcam o cenário atual

(Nota da redação: O título e um trecho da matéria foram corrigidos às 8h50 do dia 15/07/2020. Em vez de 10% ou 15%, Dalio mencionou de 10 a 15 ativos não correlacionados como o Santo Graal para ganhar dinheiro.)

SÃO PAULO – Diversificação, diversificação, diversificação. Em apresentação feita na noite desta terça-feira durante a Expert 2020, Ray Dalio, fundador da Bridgewater Associates, bateu na tecla da importância de não concentrar todos os ovos na mesma cesta. Especialmente em um contexto de tantas incertezas e deslocamento dos fluxos financeiros.

Ainda que o mundo esteja em constante mudança, Dalio ressaltou que certos padrões são repetidos na história. E destacou três fatores importantes que não eram vistos desde os anos 30 e marcam os tempos atuais: o fim de um longo ciclo de endividamento; a desigualdade de riqueza, a disparidade de valores e a divisão política; e a ascensão de uma grande potência – no caso, a China – desafiando outra grande potência existente, que são os Estados Unidos.

O olhar do gestor está nesses fatores do passado para ter melhor compreensão do ciclo atual, marcado ainda por um período de impressão de moedas com taxa de juros zerada e uma nova distribuição do dinheiro.

Assista a alguns trechos da entrevista em inglês:

Durante o painel “A mudança da ordem global: onde estamos e para onde vamos”, do qual também participou Paulo Leme, economista e presidente do Comitê Global de Alocação da XP, o fundador da Bridgewater Associates mostrou especial atenção com o conflito entre Estados Unidos e China.

Segundo ele, em meio ao declínio do dólar como reserva de valor global e diante da ascensão da China como potência, há um conflito em curso de ordem econômica, mas também política e social, e com reflexos sobre os mercados.

“Significa que tem quatro guerras acontecendo agora. Uma comercial, outra de tecnologia, outra geopolítica e pode ter uma guerra de capital”, afirmou, questionando as implicações dessas mudanças.

A resposta para incertezas que se colocam no cenário, especialmente com relação à proteção das riquezas, encontra respaldo na relevância da diversificação. “Você pode diversificar e reduzir seu risco sem reduzir seu retorno.”

Atento ao declínio mais profundo da economia desde 1930, Ray Dalio ressaltou que a epidemia do coronavírus está produzindo “um gigantesco teste de estresse”. E novamente enfatizou que a diversificação de ativos, países e moedas é a chave para tantas incertezas.

“Qual é o Santo Graal para ganhar dinheiro? Ou investir? Ter 10 ou mais, 15, bons investimentos não correlacionados”, observou, ressaltando que o ouro e ações de empresas estáveis podem ser boas reservas de dinheiro.

O principal é não se concentrar em ativos dos quais não se pode sair. E levar ainda em consideração o risco de os Estados Unidos perderem o “privilégio” de deter a principal moeda de reserva global.

Conselhos para o sucesso

Por fim, ao abordar suas ideias descritas no livro “Princípios”, o fundador da Bridgewater Associates falou dos cinco pilares que considera essenciais para ser bem sucedido: saber quais são seus objetivos; quando tiver problemas, usá-los como uma oportunidade para entender como a realidade funciona e como interagir bem com ela; fazer um diagnóstico do problema; tomar uma decisão para definir uma forma de solucionar o problema; e, por fim, transformar os planos em resultados.

E em conselho para os mais jovens, Dalio enfatizou que dinheiro não pode virar uma obsessão.

“Faça de seu trabalho e sua paixão a mesma coisa, e não se esqueça da parte do dinheiro também. Não trabalhe por dinheiro, dinheiro não tem outro propósito do que o ele pode comprar, então não faça dele a sua meta, mas pense sobre quais são seus objetivos [com ele]”.

Inscreva-se na EXPERT 2020 e acompanhe o maior evento de investimentos – Online e gratuito