Experimento do BIS testa moedas digitais de bancos centrais

Estudo visa desenvolver protótipos para uma plataforma que permitirá a liquidação internacional em moedas fiduciárias digitais de BCs

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) — O Banco de Compensações Internacionais (BIS) testará o uso de moedas digitais de bancos centrais com Austrália, Malásia, Singapura e África do Sul em um experimento que pode levar a uma plataforma de pagamentos global mais eficiente.

Com o codinome “Projeto Dunbar”, o estudo visa desenvolver protótipos para uma plataforma comum que permitirá a liquidação internacional em moedas fiduciárias digitais emitidas por bancos centrais, disse o BIS em comunicado na quinta-feira. O sistema permitiria transações diretas em moedas digitais de bancos centrais, ou CBDCs, entre instituições, enquanto reduziria tempo e custo, de acordo com o BIS.

Globalmente, os bancos centrais estão tentando chegar a um acordo com as tecnologias de pagamento emergentes desenvolvidas por empresas de tecnologia, incluindo as da chinesa Ant Group. Adicionalmente, o projeto Diem do Facebook, anteriormente conhecido como Libra, está construindo uma rede global de pagamentos que poderia atender suas próprias moedas ou moedas digitais de bancos centrais.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O rápido crescimento das criptomoedas – que são distintas das moedas digitais emitidas pelos bancos centrais – apresenta uma potencial ameaça aos regimes monetários existentes e aumenta a urgência dos debates sobre o tratamento de transferências monetárias transfronteiriças.

Os resultados do estudo devem ser publicados no início do próximo ano, disse o BIS.

Para entender como operar na bolsa através da análise técnica, inscreva-se no curso gratuito A Hora da Ação, com André Moraes.