Expectativa de menor demanda por aço em 2022 pesa sobre minério

Situação da Covid na China pesa sobre os mercados, após país registrar o maior número de casos locais desde janeiro

Bloomberg

Publicidade

O minério de ferro perdeu terreno em meio a expectativas de superávit da matéria-prima no ano que vem.

Em Singapura, os contratos futuros chegaram a cair 5,4% na segunda-feira, a maior queda em um mês, após seis semanas de ganhos. O minério de ferro foi impulsionado por medidas de autoridades da China para apoiar o setor imobiliário, bem como pela expectativa de mais estímulo fiscal e projeções de retomada da produção de aço neste mês.

“Acreditamos que a oferta e a demanda geral de minério de ferro diminuirão ainda mais em 2022”, disseram em relatório Zhilu Wang e Chaohui Guo, analistas da China International Capital Corp. (CICC). Segundo eles, o consumo de aço em 2022 pode cair 1,2% em relação ao ano anterior, sob o peso do desaquecimento do setor de construção e metas de carbono do governo, além do aumento de 25 milhões de toneladas nos embarques das maiores mineradoras.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os comentários ecoam previsões do Instituto de Pesquisa e Planejamento da Indústria Metalúrgica da China, segundo as quais o consumo de aço pode encolher 4,7% em 2022.

Ainda assim, “se o investimento imobiliário se recuperar mais do que o esperado ou as restrições à produção de aço forem mais fracas do que o esperado, os preços do minério de ferro podem permanecer acima de US$ 100”, disseram analistas da CICC.

A situação da Covid na China também pesa sobre os mercados. No fim de semana, o país registrou o maior número de casos locais de coronavírus desde janeiro. Um surto na província de Shaanxi começa a desafiar a política de Covid zero do governo chinês.

Continua depois da publicidade

O minério de ferro perdia 4,1%, para US$ 122,15 a tonelada às 14h57 de Singapura, depois de subir 6,3% na semana passada. Os preços em Dalian também caíram, enquanto os futuros do vergalhão de aço e da bobina a quente recuaram em Xangai.

©2021 Bloomberg L.P.

Analista da Rico Corretora ensina ferramentas práticas a extrair lucro do mercado financeiro de forma consistente. Inscreva-se Grátis.