Excesso de petróleo encolhe mesmo com impacto da Índia, diz AIE

Os estoques excedentes de petróleo de países desenvolvidos são agora apenas uma pequena fração dos níveis

Bloomberg

(Crédito: Shutterstock)

Publicidade

(Bloomberg) — A Agência Internacional de Energia disse que o excesso de petróleo acumulado na pandemia foi praticamente eliminado, mesmo com o forte impacto na demanda devido à nova onda de Covid-19 Índia.

Os estoques excedentes de petróleo de países desenvolvidos são agora apenas uma pequena fração dos níveis quando a demanda colapsou no ano passado, pois cortes da produção da Opep e de aliados drenaram o excesso, disse a AIE na quarta-feira. Ainda assim, a agência espera um revés temporário no consumo global em meio ao aumento dos casos de Covid na Índia, antes de a recuperação ser retomada no final do ano.

“Os estoques mundiais de petróleo inchados que se acumularam durante o choque da demanda causada pela Covid-19 no ano passado voltaram a níveis mais normais”, disse a AIE em relatório mensal. “Mas a crise de Covid na Índia é um lembrete de que as perspectivas para a demanda por petróleo estão mergulhadas em incertezas. Até que a pandemia seja controlada, a volatilidade do mercado provavelmente persistirá.”

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os mercados de petróleo estenderam sua recuperação este ano com o aumento do consumo de combustíveis na China e nos Estados Unidos, elevando os preços internacionais para cerca de US$ 69 o barril em Londres.

Em março, os estoques de petróleo de países desenvolvidos estavam apenas 36,9 milhões de barris acima do nível médio de 2015 a 2019, abaixo de um superávit de cerca de 250 milhões de barris em meados do ano passado, disse a AIE. Em comparação com a média de 2016 a 2020, o excedente é de apenas 1,7 milhão de barris, menos do que a capacidade de um superpetroleiro.

Mas a demanda sente um impacto temporário: as previsões para o consumo indiano no segundo trimestre foram cortadas em 630 mil barris por dia com o avanço da Covid-19 no país. As estimativas para a demanda global em 2021 foram reduzidas em 270 mil barris por dia, para 96,4 milhões por dia. A AIE, com sede em Paris, assessora a maioria das principais economias.

Continua depois da publicidade

“As perspectivas para a demanda continuam frágeis”, disse Toril Bosoni, responsável por mercados de petróleo e indústria da AIE, em entrevista à Bloomberg TV. Ainda assim, a agência “espera uma recuperação muito forte no crescimento da demanda no segundo semestre”.

O consumo global deve subir em 5,4 milhões de barris por dia, ou 6% este ano após a queda sem precedentes de 2020. A recuperação ganhará impulso no segundo semestre, fazendo com que os estoques diminuam ainda mais.

Com isso, a aliança de 23 países Opep+, liderada pela Arábia Saudita e pela Rússia, precisará fazer uma escolha: restaurar um pouco mais da produção que interromperam ou continuar a apertar os mercados globais.

Continua depois da publicidade

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e parceiros estão em processo de devolver cerca de 2 milhões de barris de produção diária ao mercado em três parcelas mensais. Quando o aumento for concluído em julho, os dados da AIE indicam que a demanda por petróleo do cartel ainda será maior do que a produção.

Os 13 membros da Opep bombearam cerca de 25 milhões de barris por dia no mês passado, enquanto a demanda por sua oferta no terceiro trimestre é projetada em 28,1 milhões de barris, de acordo com o relatório da agência.

“No atual cenário de produção da Opep+, a oferta não aumentará rápido o suficiente para acompanhar a recuperação esperada da demanda”, disse a agência. “O aumento da lacuna entre oferta e demanda abre caminho para uma maior flexibilização dos cortes de oferta da Opep+ ou até mesmo para uma redução mais acentuada dos estoques.”

Publicidade

Série gratuita ensina na prática como identificar ativos com excelente potencial de valorização. Clique aqui para se inscrever.